Instrução, poder e hierarquia: índices de alfabetização entre os potentados locais em Minas colonial
DOI:
https://doi.org/10.5335/hdtv.15n.1.5287Resumo
Na investigação do perfil dos grupos que formavam as elites no período colonial na América portuguesa, um aspecto recentemente tem chamado a atenção dos historiadores, a saber, as taxas de alfabetização. Nesse sentido, o presente texto objetiva analisar a constância, ou não, de tal índice entre os potentados locais na comarca de Vila Rica, em Minas Gerais, na primeira metade do século XVIII. O que se busca constatar é se a alfabetização era um recurso social ou uma estratégia utilizada por tais homens em ações nas quais procuravam obter ascensão e prestígio e se, consequentemente, sua presença interferia no sucesso na busca por melhores oportunidades na capitania mineira. Palavras-chave: Alfabetização. Potentados locais. Ascensão social.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2015-08-19
Edição
Seção
Artigos Livres
Licença
Copyright (c) 2024 Revista História: Debates e Tendências

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms: Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).Como Citar
Instrução, poder e hierarquia: índices de alfabetização entre os potentados locais em Minas colonial. (2015). Revista História: Debates E Tendências, 15(1), 233-251. https://doi.org/10.5335/hdtv.15n.1.5287