Contextos, histórias e mulheres:
a formação dos cânones literários no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5335/hdtv.21n.2.12314Parole chiave:
Cânones literários, Identidade nacional, MulheresAbstract
O artigo analisa a formação dos cânones literários no Brasil do último quartel do século XIX às primeiras décadas do século XX. Inicialmente, reflete-se sobre a questão do cânone e sua relação com a produção literária, explorando os mecanismos de regulação literária adotados no Brasil. Posteriormente, busca-se reavaliar conceitos e padrões estéticos compostos pela crítica especializada do período na composição dos cânones literários, estabelecendo trajetos que atendam às necessidades do presente, de modo a ampliar e diversificar o exercício de construção do passado. Finalmente, busca-se avaliar a relação da crítica especializada com a produção de autoria feminina.
Downloads
La data di download non è ancora disponibile.
Riferimenti bibliografici
ALMEIDA, Leandro Thomaz de. Literatura naturalista, moralidade e natureza. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.
BARBERENA, Ricardo Araújo. O limiar dos estudos literários e culturais na pós-modernidade: fazeres indisciplinados e práticas contrabandeadas. In: BITTENCOURT, Rita Lenira de Freitas; SCHMIDT, Rita Terezinha (Orgs.). Fazeres indisciplinados: estudos de literatura comparada. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2013.
BAUMGARTEN, Carlos Alexandre. A crítica literária no Rio Grande do Sul: do romantismo ao modernismo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1997.
BLOOM, Harold. O cânone ocidental. São Paulo: Objetiva, 1995.
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
BRESCIANI, Maria Stella Martins. O charme da ciência e a sedução da objetividade: Oliveira Vianna entre os intérpretes do Brasil. São Paulo: Editora Unesp, 2005.
CAMPELLO, Eliane T. A. Um novo perfil para a historiografia literária: escritoras brasileiras. In: SCHMIDT, Rita Terezinha (Org.). Sob o signo do presente: intervenções comparatistas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010, p.43-54.
CANDIDO, Antonio. A educação pela noite & outros ensaios. São Paulo: Ática, 1987.
__________. Formação da literatura brasileira. São Paulo: FAPESP, 2008.
__________. Literatura e sociedade. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
CANGUILHEM, Georges. Le normal et le pathologique. Paris: PUF/Quadrige, 1991.
CAPOBIANCO, Juan Marcello. O leitor de Cruz e Sousa: um estudo comparado das recepções críticas de sua obra. Tese (Doutorado em Estudos de Literatura) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
CÉSAR, Guilhermino. História da Literatura do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Ed. Globo, 1971.
CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
COHEN, Margaret. Une reconstruction du champ littéraire, faire oeuvre du “désordre du siècle”, Littérature, Paris, n. 124, p.23-37, dez. 2001.
COSTA LIMA, Luiz. A crítica literária na cultura brasileira do século XIX. In: Dispersa demanda. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1981, 30-53.
__________. Concepção de história literária na ‘Formação’. In: D’INCAO, Maria Angela; SCARABÔTOLO, Eloísa Faria (Orgs.). Dentro do texto, dentro da vida: ensaios sobre Antonio Candido. São Paulo: Companhia das Letras, 1992, p.163.
DE CERTEAU, Michel. História e psicanálise entre ciência e ficção. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
DUARTE, Constância Lima. O cânone literário e a autoria feminina. In: AGUIAR, Neuma (Org.). Gênero e Ciências Humanas: desafio às ciências desde a perspectiva das mulheres. Rio de Janeiro: Record/ Rosa dos Tempos, 1997, p.86-94.
DUARTE Constância Lima; MACÊDO, Diva Maria Cunha P. de (Org.). Escritoras do Rio Grande do Norte: de Nísia Floresta a Zila Mamede. Natal: Sebo Vermelho/UnP, 2001.
GINZBURG, Jaime. Crítica em tempos de violência. São Paulo: Edusp, 2012.
HOLLANDA, Heloisa Buarque; ARAÚJO, Lucia Nascimento. Ensaístas Brasileiras: mulheres que escreveram sobre literatura e artes de 1860 a 1991. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.
MOI, Toril. Teoría literaria feminista. Madrid: Cátedra, 1988.
MOISÉS-PERRONE, Leyla. Altas literaturas. São Paulo: Companhias das Letras, 2009.
MUZART, Zahidé Lupinacci (Org.). Escritoras Brasileiras do século XIX: antologia. V. I. Florianópolis: Ed. Mulheres; Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1999.
PELLEGRINI, Tânia. Realismo: postura e método. Letras de Hoje, Porto Alegre, v.42, n.4, p.137-155, dezembro 2007.
PEREIRA, Lúcia Miguel. História da Literatura Brasileira: prosa de ficção (1870-1920). Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Edusp, 1988.
ROHDEN, Fabíola. Ginecologia, gênero e sexualidade na ciência do século XIX. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 8, n.17, p.101-125, 2002.
SANTIAGO, Silviano. Arte masculina? In: NOLASCO, Sócrates (Org.). A desconstrução do masculino. Rio de Janeiro: Rocco, 1995, p.99-102.
SANTOS, Maria Irene Ramalho de Sousa. O cânone nos estudos anglo-americanos. In: CALDEIRA, Isabel (Coord.). O cânone nos estudos anglo-americanos. Coimbra: Minervas, 1994.
SCHMIDT, Rita Terezinha. Descentramentos/convergências: ensaios de crítica feminista. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2017.
__________. Repensando a cultura, a literatura e o espaço de autoria feminina. In: NAVARRO, Márcia Hoppe (Org.). Rompendo o silêncio: gênero e literatura na América Latina. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1995.
SHOWALTER, Elaine. “A crítica feminista no território selvagem. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de (Org.). Tendências e impasses. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
SUSSEKIND, Flora. Tal Brasil, qual romance? Uma ideologia estética e sua história: o naturalismo. Rio de Janeiro: Achiamé, 1994.
ZILBERMAN, Regina. História da Literatura e Identidade Nacional. In: JOBIM, José Luíz (Org.). Literatura e Identidades. Rio de Janeiro: J. L. J. S. Fonseca, 1999, p.23-55, p.25.
BARBERENA, Ricardo Araújo. O limiar dos estudos literários e culturais na pós-modernidade: fazeres indisciplinados e práticas contrabandeadas. In: BITTENCOURT, Rita Lenira de Freitas; SCHMIDT, Rita Terezinha (Orgs.). Fazeres indisciplinados: estudos de literatura comparada. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2013.
BAUMGARTEN, Carlos Alexandre. A crítica literária no Rio Grande do Sul: do romantismo ao modernismo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1997.
BLOOM, Harold. O cânone ocidental. São Paulo: Objetiva, 1995.
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
BRESCIANI, Maria Stella Martins. O charme da ciência e a sedução da objetividade: Oliveira Vianna entre os intérpretes do Brasil. São Paulo: Editora Unesp, 2005.
CAMPELLO, Eliane T. A. Um novo perfil para a historiografia literária: escritoras brasileiras. In: SCHMIDT, Rita Terezinha (Org.). Sob o signo do presente: intervenções comparatistas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010, p.43-54.
CANDIDO, Antonio. A educação pela noite & outros ensaios. São Paulo: Ática, 1987.
__________. Formação da literatura brasileira. São Paulo: FAPESP, 2008.
__________. Literatura e sociedade. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
CANGUILHEM, Georges. Le normal et le pathologique. Paris: PUF/Quadrige, 1991.
CAPOBIANCO, Juan Marcello. O leitor de Cruz e Sousa: um estudo comparado das recepções críticas de sua obra. Tese (Doutorado em Estudos de Literatura) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
CÉSAR, Guilhermino. História da Literatura do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Ed. Globo, 1971.
CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
COHEN, Margaret. Une reconstruction du champ littéraire, faire oeuvre du “désordre du siècle”, Littérature, Paris, n. 124, p.23-37, dez. 2001.
COSTA LIMA, Luiz. A crítica literária na cultura brasileira do século XIX. In: Dispersa demanda. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1981, 30-53.
__________. Concepção de história literária na ‘Formação’. In: D’INCAO, Maria Angela; SCARABÔTOLO, Eloísa Faria (Orgs.). Dentro do texto, dentro da vida: ensaios sobre Antonio Candido. São Paulo: Companhia das Letras, 1992, p.163.
DE CERTEAU, Michel. História e psicanálise entre ciência e ficção. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
DUARTE, Constância Lima. O cânone literário e a autoria feminina. In: AGUIAR, Neuma (Org.). Gênero e Ciências Humanas: desafio às ciências desde a perspectiva das mulheres. Rio de Janeiro: Record/ Rosa dos Tempos, 1997, p.86-94.
DUARTE Constância Lima; MACÊDO, Diva Maria Cunha P. de (Org.). Escritoras do Rio Grande do Norte: de Nísia Floresta a Zila Mamede. Natal: Sebo Vermelho/UnP, 2001.
GINZBURG, Jaime. Crítica em tempos de violência. São Paulo: Edusp, 2012.
HOLLANDA, Heloisa Buarque; ARAÚJO, Lucia Nascimento. Ensaístas Brasileiras: mulheres que escreveram sobre literatura e artes de 1860 a 1991. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.
MOI, Toril. Teoría literaria feminista. Madrid: Cátedra, 1988.
MOISÉS-PERRONE, Leyla. Altas literaturas. São Paulo: Companhias das Letras, 2009.
MUZART, Zahidé Lupinacci (Org.). Escritoras Brasileiras do século XIX: antologia. V. I. Florianópolis: Ed. Mulheres; Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1999.
PELLEGRINI, Tânia. Realismo: postura e método. Letras de Hoje, Porto Alegre, v.42, n.4, p.137-155, dezembro 2007.
PEREIRA, Lúcia Miguel. História da Literatura Brasileira: prosa de ficção (1870-1920). Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Edusp, 1988.
ROHDEN, Fabíola. Ginecologia, gênero e sexualidade na ciência do século XIX. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 8, n.17, p.101-125, 2002.
SANTIAGO, Silviano. Arte masculina? In: NOLASCO, Sócrates (Org.). A desconstrução do masculino. Rio de Janeiro: Rocco, 1995, p.99-102.
SANTOS, Maria Irene Ramalho de Sousa. O cânone nos estudos anglo-americanos. In: CALDEIRA, Isabel (Coord.). O cânone nos estudos anglo-americanos. Coimbra: Minervas, 1994.
SCHMIDT, Rita Terezinha. Descentramentos/convergências: ensaios de crítica feminista. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2017.
__________. Repensando a cultura, a literatura e o espaço de autoria feminina. In: NAVARRO, Márcia Hoppe (Org.). Rompendo o silêncio: gênero e literatura na América Latina. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1995.
SHOWALTER, Elaine. “A crítica feminista no território selvagem. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de (Org.). Tendências e impasses. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
SUSSEKIND, Flora. Tal Brasil, qual romance? Uma ideologia estética e sua história: o naturalismo. Rio de Janeiro: Achiamé, 1994.
ZILBERMAN, Regina. História da Literatura e Identidade Nacional. In: JOBIM, José Luíz (Org.). Literatura e Identidades. Rio de Janeiro: J. L. J. S. Fonseca, 1999, p.23-55, p.25.
Dowloads
Pubblicato
2021-05-05
Fascicolo
Sezione
Dossiê
Licenza
Authors who publish in this journal agree to the following terms: Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).Come citare
Contextos, histórias e mulheres:: a formação dos cânones literários no Brasil. (2021). Revista História: Debates E Tendências, 21(2), 103-116. https://doi.org/10.5335/hdtv.21n.2.12314