Narrativas de “memorização” na escola normal de Porto Alegre/RS (1882)
DOI:
https://doi.org/10.5335/hdtv.18n.1.6163Parole chiave:
Cultura escolar, Práticas pedagógicas, Escola normal.Abstract
O objetivo foi reconstruir algumas práticas pedagógicas que compreendiam o cotidiano da Escola Normal de Porto Alegre/RS, no final do século XIX. Os documentos analisados constituem-se de vinte e duas “sabatinas” sobre memória que se encontram no acervo documental do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul. A reconstrução do objeto investigado, pelas lentes da história cultural, pressupõe a analise das representações registradas no momento avaliativo dessa forma de testar o conhecimento. Os aportes teóricos sustentam-se em Chartier (2002), evidenciando os usos práticos e as representações que essa didática pressupunha. As memórias “arquivadas” foram organizadas, de maneira a tornar possível compreender, através das representações narrativas de alunos da escola normal em 1882, as práticas instituídas no que se refere a cadeira de Pedagogia. Os resultados preliminares indicam que a sabatina consistia em uma forma didática da qual os professores se valiam para avaliar e instruir.Downloads
La data di download non è ancora disponibile.
Dowloads
Pubblicato
2017-12-15
Fascicolo
Sezione
Artigos Livres
Licenza
Authors who publish in this journal agree to the following terms: Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).Come citare
Narrativas de “memorização” na escola normal de Porto Alegre/RS (1882). (2017). Revista História: Debates E Tendências, 18(1), 157-167. https://doi.org/10.5335/hdtv.18n.1.6163