Narrativas de “memorização” na escola normal de Porto Alegre/RS (1882)

Autores

  • José Edimar Souza UNISINOS
  • Luciane Sgarbi Santos Grazziotin

DOI:

https://doi.org/10.5335/hdtv.18n.1.6163

Palavras-chave:

Cultura escolar, Práticas pedagógicas, Escola normal.

Resumo

O objetivo foi reconstruir algumas práticas pedagógicas que compreendiam o cotidiano da Escola Normal de Porto Alegre/RS, no final do século XIX. Os documentos analisados constituem-se de vinte e duas “sabatinas” sobre memória que se encontram no acervo documental do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul. A reconstrução do objeto investigado, pelas lentes da história cultural, pressupõe a analise das representações registradas no momento avaliativo dessa forma de testar o conhecimento. Os aportes teóricos sustentam-se em Chartier (2002), evidenciando os usos práticos e as representações que essa didática pressupunha. As memórias “arquivadas” foram organizadas, de maneira a tornar possível compreender, através das representações narrativas de alunos da escola normal em 1882, as práticas instituídas no que se refere a cadeira de Pedagogia. Os resultados preliminares indicam que a sabatina consistia em uma forma didática da qual os professores se valiam para avaliar e instruir.

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Publicado

2017-12-15

Edição

Seção

Artigos Livres

Como Citar

Narrativas de “memorização” na escola normal de Porto Alegre/RS (1882). (2017). Revista História: Debates E Tendências, 18(1), 157-167. https://doi.org/10.5335/hdtv.18n.1.6163