O cinema escolar como berço do entretenimento

Autori

  • Fábio Godoy Del Picchia Zanoni

DOI:

https://doi.org/10.5335/hdtv.16n.2.6922

Abstract

O artigo que ora se apresenta pretende trazer à baila o processo histórico de constituição de um modelo específico de endereçamento ao cinema. À contramão do que tendemos supor à primeira vista, o presente artigo busca argumentar, sobretudo a partir das teorizações foucaultianas, como a emergência do cinema de entretenimento não se explica a contento tão somente pelos ditames e exigência de cunho econômico, pois foi indissociável da escolarização do cinema, ocorrida nos muros das escolas brasileira e portuguesa a partir de meados da década de 1930. Palavras-chave: Cinema. Escola. Foucault. Genealogia.

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Pubblicato

2017-04-07

Come citare

O cinema escolar como berço do entretenimento. (2017). Revista História: Debates E Tendências, 16(2), 344-358. https://doi.org/10.5335/hdtv.16n.2.6922