Reconhecimento, reificação e patologias da razão na filosofia crítica de Axel Honneth como motivação moral para os movimentos sociais em busca de cidadania
DOI:
https://doi.org/10.5335/rjd.v38i1.15865Palavras-chave:
Movimentos sociais, Patologias da Razão, Reconhecimento, ReificaçãoResumo
O artigo, utilizando-se do método indutivo e da técnica bibliográfica, busca compreender as categorias do reconhecimento, da reificação e das patologias da razão, desenvolvidas por Axel Honneth, a fim de relaciona-las a teorias dos movimentos sociais, com a finalidade de observá-las frente a motivação moral para a atuação dos referidos movimentos em busca de direitos de cidadania. A ligação que se pode fazer entre as teorias categóricas mencionadas é a de que, a partir da constatação de que há problemas (patologias) relacionados ao reconhecimento do outro na sociedade contemporânea, subverte-se a lógica de um funcionamento saudável das relações intersubjetivas, momento em que Axel Honneth passa a explicar os pormenores do reconhecimento (esquecimento do reconhecimento), que podem resultar em reificação. Assim, a compreensão destas categorias é crucial para o entendimento das teorias de Honneth, pois elas possibilitam o desvelar da motivação moral de atuação dos movimentos sociais, contextualizados histórica e sociologicamente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Justiça do Direito

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.