A atuação da comissão interamericana de direitos humanos e as reformas dos sistemas de justiça penal na américa latina
o caso Peirano Basso v. Uruguai e os diálogos entre sistemas jurídicos na região
DOI:
https://doi.org/10.5335/rjd.v39i1.16201Palavras-chave:
Constitucionalismo multinível, Direitos humanos, Processo penal, Reformas da justiça penal, Sistema interamericanoResumo
A pesquisa tem como tema central a proteção aos direitos humanos e os movimentos de reforma dos sistemas de justiça penal na América Latina. Tem como objetivo avaliar a relação entre o Sistema Interamericano de Direitos Humanos e os movimentos de reforma, respondendo a um problema colocado a partir do estudo do contexto latino-americano. Assim, metodologicamente, o trabalho aborda a experiência de reforma do sistema processual penal uruguaio, analisando o caso Peirano Basso v. Uruguai, para compreender a relação entre a atuação da Comissão Interamericana de Direitos Humanos e o movimento de reforma local. Como conclusão, a partir do estudo dos parâmetros definidos pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos no caso uruguaio, apresenta-se a existência de uma correlação entre a atuação do Sistema Interamericano e a reforma acusatória naquele país, indicativa das possibilidades de diálogo supranacionais para a expansão da proteção de direitos humanos na América Latina.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
