A determinação executiva na atividade típica legislativa no Brasil

Authors

  • Renato Horta Rezende FUMEC
  • Eduardo Martins de Lima FUMEC

DOI:

https://doi.org/10.5335/rjd.v30i3.5681

Abstract

O estado de direito social e as Constituições produzidas em sua decorrência ampliaram as atribuições estatais e inseriram de forma cada vez mais incisava o Poder Executivo no processo legislativo. Deve-se, assim, investigar se o Poder Legislativo contribui para intensificação da intervenção do Poder Executivo no processo legiferante e se a ingerência do chefe do Executivo é capaz de desconsiderar o princípio constitucional da separação dos poderes. A resposta ao problema identificado conduziu à hipótese ao final confirmada, de que o Legislativo não apenas age com parcimônia diante da interferência do presidente da República como também instiga o Poder Executivo a intervir no processo legislativo, reduzindo a sua autonomia funcional e o controle sobre o Executivo, sem, contudo, afastar-se do princípio da separação dos poderes. Com o objetivo de examinar o problema, foram realizadas pesquisas em bibliografias pertinentes e normas específicas, assim como feita a análise de dados em sites oficiais atinentes à repercussão da intervenção Executiva no processo legislativo com o objetivo de determinar sua intensidade e natureza.

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Author Biographies

  • Renato Horta Rezende, FUMEC
    Possui graduação em Direito pela Fundação Universidade de Itaúna (2004); Advogado inscrito na Seccional Minas Gerais (2005); Professor de Legislação Ambiental, Legislação Acidentária e Previdenciária, Organizações e Normas Técnicas, Direito Minerário, Direito do Trabalho, Legislação profissional e ética no CEB-CECON (2007-2011); Professor de Direito Civil no CFDs da APMMG (2014); Mestrando em Direito Público da FCH da FUMEC (2015); árbitro inscrito no CONFEJAB (2015), mestrando do PPGD da Universidade FUMEC (2015-2016)
  • Eduardo Martins de Lima, FUMEC
    Graduado em Direito e Psicologia. Possui, também, mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988) e doutorado em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Atualmente é professor titular II, Reitor da Universidade FUMEC. Faz parte de Conselhos Editoriais de revistas acadêmicas (Plural, Oficina, Mediação e Epistemo-somática). Em Ciência Política tem diversas experiências profissionais e acadêmicas nas áreas de estudos eleitorais, partidos políticos e democracia. Tem participado de pesquisas com interfaces entre a Ciência Política, o Direito Constitucional e e o Direito Administrativo, em particular focalizadas nas relações entre os Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo no Brasil.

Published

2017-03-31

Issue

Section

Artigos

How to Cite

A determinação executiva na atividade típica legislativa no Brasil. (2017). Law of Justice Journal, 30(3), 542-573. https://doi.org/10.5335/rjd.v30i3.5681