Choques na fronteira: viajantes brasileiros e argentinos no Alto Uruguai e no Alto Paraná (1889-1894)
Resumo
Este estudo consiste numa proposta de análise de relatos realizados por viajantes argentinos e brasileiros que se dirigiram à fronteira Brasil-Argentina e publicaram textos sobre a região entre 1889 e 1894. Através desses relatos, o intuito é desenvolver uma maior compreensão sobre a visão que seus autores tinham acerca dessa região de fronteira. Será dada especial atenção à incidência de fatores internos na formulação e execução da política externa brasileira, especialmente o que toca o tipo de regime prevalecente, já que, naquele momento, estava acorrendo a passagem da Monarquia para a República. Do lado argentino, serão analisadas as impressões que os agentes estatais deste país registraram sobre a presença brasileira no espaço fronteiriço.
Palavras-chave: Fronteira. Brasil-Argentina. Relações Internacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.