A relação entre a alteração da propriedade no norte rio-grandense com a colonização a partir das Colônias dos Coqueiros (1928) e Xadrez (1938)
Resumo
Este artigo é resultante do trabalho de conclusão de curso em História pela Universidade de Passo Fundo. Partindo da análise da formação inicial da Fazenda dos Coqueiros na segunda metade do século XIX, até o início da fragmentação dos lotes coloniais na primeira metade do século XX, pretendemos discutir como a colonização influenciou as alterações e fragmentações de propriedades que ocorreram no nosso recorte espacial, que é parte do atual município de Coqueiros do Sul, Rio Grande do Sul. Essas alterações da configuração da propriedade da terra são discutidas a partir dos autos de medição da fazenda – década de 1870 –, e dos registros de compra, venda e partilha dos imóveis coloniais.
Palavras-chave: Norte rio-grandense; colonização; alteração da propriedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.