A atuação do estado e as políticas públicas para os camponeses
Resumo
Esse artigo visa contribuir para o debate sobre a atuação do Estado, das políticas públicas e os direcionamentos dessa articulação para os camponeses, tendo em vista as relações existentes no aparato estatal e a presença de classes antagônicas com interesses distintos, que podem ser observados na formulação e implantação de políticas públicas destinadas ao agronegócio e ao campesinato. Nesse sentido, traz-se uma revisão teórica e a utilização de entrevista realizada durante pesquisa de campo para complementar a discussão apresentada. Com isso, pode-se concluir que o Estado é resultado de contradições existentes dentro da sua própria estrutura, observáveis através da existência de classes antagônicas, disputa de poder e elaboração de políticas públicas que subordinam os camponeses ao capital, em vez de permitir-lhes a autonomia.
Palavras-chave: Autonomia. Camponeses. Estado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.