“Ser bueno es ser feroz”
a violência aberta contra a violência estrutural na prática anarquista
DOI:
https://doi.org/10.5335/srph.v21i1.13429Palavras-chave:
Anarquismo, Propagandistas pelo ato, ViolênciaResumo
O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre a problemática da violência a partir da oposição entre a violência aberta e a violência estrutural. Parte de uma contextualização crítica a respeito da violência para, posteriormente, encontrar convergências dessas críticas na práxis e nos discursos de Ravachol e Émile Henry, dois conhecidos anarquistas adeptos da propaganda pelo feito. Por fim, busca contrapor o discurso hegemônico a respeito da legitimidade da violência no fazer político, a fim de resgatar na história um discurso de resistência ao pacifismo imposto à força pelos Estados modernos.
Palavras-chave: anarquismo; propagandistas pelo ato; violência.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.