Explicando o racismo no Brasil usando Lélia Gonzalez em sala de aula:

possibilidades de construir uma aula antirracista.

Autores

  • Denise Cerveira Tavares Universidade de Passo Fundo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5335/srph.v21i3.14077

Palavras-chave:

Amefricanidade, Ensino, Lélia Gonzalez, Racismo

Resumo

Este trabalho versa sobre o conceito de racismo no pensamento de Lélia Gonzalez e da possibilidade de seu uso, a partir de leituras de trechos de suas obras (citações) em sala de aula. A questão que orienta este trabalho é: como o modo de compreender o racismo no Brasil, através do pensamento de Lélia González, pode ser efetivo no uso de sala de aula? Acredita-se que, como hipótese, os estudantes sairão compreendendo como se manifesta o racismo no seu dia a dia, assim como irão compreender o que significado ser “miscigenado” e porque o uso de tal termo, e, principalmente, habilidades de perceber o racismo oculto poderão ser desenvolvidas, bem como certas estruturas coloniais racistas se perpetuam atualmente. O referencial bibliográfico é o método que guia a escrita, com foco nas obras de Gonzalez. Conclui-se que é imperativo adicionar Gonzalez, como uma intérprete do Brasil, no currículo de História, podendo ser utilizada de maneira interdisciplinar, para que os alunos percebam que uma mulher negra pensou como o Brasil foi fundado por um racismo e colonialismo, e que definiu o que é esse racismo típico do Brasil, bem como, propôs críticas, formas de combate e maneiras de nos identificarmos como latinos, americanos e africanos ao mesmo tempo (ladinoamefricanos).

 

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Publicado

2022-12-16

Edição

Seção

Artigos Livres

Como Citar

Explicando o racismo no Brasil usando Lélia Gonzalez em sala de aula:: possibilidades de construir uma aula antirracista. (2022). Semina - Revista Dos Pós-Graduandos Em História Da UPF, 21(3), 103-118. https://doi.org/10.5335/srph.v21i3.14077