Histórias, memórias e trabalho em equipe:
um passeio histórico com alunos da educação básica em 2022
DOI:
https://doi.org/10.5335/srph.v21i3.14193Palavras-chave:
Educação, Empatia, Trabalho em equipe, Boa Vista, Escola EstadualResumo
O ano de 2022 tornou-se um marco histórico na educação do estado de Roraima pois representou o retorno efetivo do ensino presencial nas escolas da rede pública. Após 2 anos de atividades remotas, professores da Escola Estadual Oswaldo Cruz buscam elaborar projetos de incentivo ao trabalho em equipe e empatia conciliando com o(s) seu(s) respectivos componentes curriculares, como uma estratégia de acolhimento para os alunos. Uma das estratégias escolhidas são as atividades de campo pelo centro histórico de Boa Vista. E isto ocorreu por meio de parcerias com outras instituições. Neste mesmo ano, à convite do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima (TJRR), ocorreu uma atividade inédita para os alunos de visitação ao Fórum Advogado Sobral Pinto, Palácio da Justiça e Centro Histórico da cidade de Boa Vista, com o objetivo de incentivar a transdisciplinaridade, a educação histórica e patrimonial (DCRR, 2022), apresentar a história do Poder Judiciário de Roraima e divulgar o seu Centro de Memória e Cultura, relacionando-as com a vivência e empatia dos alunos no tempo presente (BNCC, 2017). Como resultado, os alunos demonstraram que estas atividades estimulam a gostar mais do componente curricular de História, assim como a sua permanência e estímulo para continuar na escola.
Downloads
Referências
BRASIL. IPHAN. Educação Patrimonial: Histórico, conceitos e processos. 2014 Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Educacao_Patrimonial.pdf
HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia básico de Educação Patrimonial. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Museu Imperial, 1999. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/temp/guia_educacao_patrimonial.pdf.pdf
MARQUES, Janote Pires; MATOS, Emanuelle Oliveira da Fonseca; Patrimônio, Educação e Cultura. Fortaleza: UniAteneu, 2021. Disponível em: https://uniateneu.edu.br/wp-content/uploads/2021/10/Livro-Patrimonio-Educacao-e-Cultura.pdf
MATTIONI, Victor. 2022. Passeio pelo Centro Histórico de Boa Vista com alunos da escola Oswaldo Cruz. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=qFtr5hgTXTo. Acesso em 08/12/2022.
MELO, Neiliany Beatriz Neubert de; NASCIMENTO, Claudia Helena Campos; ROCHA, Rayele Silva da. Arquitetura Moderna em Roraima: Obras de Severiano Mário Porto. IN Revista Amazônia Moderna, Palmas, v.4, n.1, p.78-101, abr.-set. 2019. Disponível em https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/amazoniamoderna/article/download/8513/16474/. Acesso em 06/12/2022.
MENEZES, Layse. 29ª FECIRR | Feira de Ciências Estadual de Roraima ocorre nos dias 29 e 30 de novembro. Disponível em https://portal.rr.gov.br/noticias/item/7088-29-fecirr-feira-de-ciencias-estadual-de-roraima-ocorre-nos-dias-29-e-30-de-novembro. Acesso em 08/12/2022.
RORAIMA. DOCUMENTO CURRICULAR DE RORAIMA. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/curriculos_estados/documento_curricular_rr.pdf. Acesso em 07/12/2022.
VERAS, Antonio Tolrino de Rezende. Sítio Urbano de Boa Vista Percursos do Patrimônio Cultural. IN Coletânea de artigos patrimônio cultural de Roraima / Carolina Viana Albuquerque, organização. – Dados eletrônicos - Boa Vista: ANPHU, 2019. Disponível em http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/COLET%C3%82NEA%20DE%20ARTIGOS%20PATRIM%C3%94NIO%20CULTURAL%20DE%20RORAIMA.pdf. Acesso em 09/12/2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.