Histórias, memórias e trabalho em equipe:

um passeio histórico com alunos da educação básica em 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/srph.v21i3.14193

Palavras-chave:

Educação, Empatia, Trabalho em equipe, Boa Vista, Escola Estadual

Resumo

O ano de 2022 tornou-se um marco histórico na educação do estado de Roraima pois representou o retorno efetivo do ensino presencial nas escolas da rede pública. Após 2 anos de atividades remotas, professores da Escola Estadual Oswaldo Cruz  buscam elaborar projetos de incentivo ao trabalho em equipe e empatia conciliando com o(s) seu(s) respectivos componentes curriculares, como uma estratégia de acolhimento para os alunos. Uma das estratégias escolhidas são as atividades de campo pelo centro histórico de Boa Vista. E isto ocorreu por meio de parcerias com outras instituições. Neste mesmo ano, à convite do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima (TJRR), ocorreu uma atividade inédita para os alunos de visitação ao Fórum Advogado Sobral Pinto, Palácio da Justiça e Centro Histórico da cidade de Boa Vista, com o objetivo de incentivar a transdisciplinaridade, a educação histórica e patrimonial (DCRR, 2022), apresentar a história do Poder Judiciário de Roraima e divulgar o seu Centro de Memória e Cultura, relacionando-as com a vivência e empatia dos alunos no tempo presente (BNCC, 2017). Como resultado, os alunos demonstraram que estas atividades estimulam a gostar mais do componente curricular de História, assim como a sua permanência e estímulo para continuar na escola.

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Publicado

2022-12-16

Edição

Seção

Artigos Livres

Como Citar

Histórias, memórias e trabalho em equipe:: um passeio histórico com alunos da educação básica em 2022. (2022). Semina - Revista Dos Pós-Graduandos Em História Da UPF, 21(3), 158-167. https://doi.org/10.5335/srph.v21i3.14193