Reflexões sobre a história do ensino de história e sua importância para a disciplina de história no ensino básico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/srph.v22i2.14892

Palavras-chave:

Ensino básico, Ensino de história, História do ensino de história.

Resumo

O ensino de história no Brasil é hoje considerado um importante campo de pesquisa da área de história e as discussões por ele impetradas tem contribuído para pensarmos mais do que o próprio ensino, mas também a aprendizagem histórica de estudantes, crianças e adolescentes do ensino básico. Mais do que isso o campo também nos instiga a refletir sobre as idiossincrasias da implementação mesma dos estudos em história no país. O presente artigo procura fazer reflexões sobre a história do desenvolvimento do ensino de história, a implementação da disciplina no século XIX no país à partir da constituição do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, passando por mais de um século de pesquisas relacionadas às questões curriculares, metodológicas, entre outros temas que surgem conjuntamente ao desenvolvimento do campo, até os dias atuais.

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Publicado

2023-07-20

Como Citar

Reflexões sobre a história do ensino de história e sua importância para a disciplina de história no ensino básico. (2023). Semina - Revista Dos Pós-Graduandos Em História Da UPF, 22(2), 213-228. https://doi.org/10.5335/srph.v22i2.14892