Testemunhas da pandemia:

a História Oral como ferramenta de preservação da memória coletiva

Autores

  • Rosângela Moura Samaniego Universidade Federal do Rio Grande, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5335/srph.v24i1.16692

Palavras-chave:

Educação Pública, Memória Coletiva, Pandemia da COVID-19

Resumo

A pandemia da COVID-19 impôs desafios inéditos à educação, exigindo novas formas de registro e compreensão dessa experiência. Este artigo propõe a utilização da História Oral como metodologia a ser adotada pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Sant’Ana, localizada no município de Rio Grande/RS, com o intuito de preservar a memória coletiva do período pandêmico. A escolha pela História Oral fundamenta-se na premissa de que essa abordagem poderá relatar, com fidelidade, os sentimentos e vivências da comunidade escolar. A obra Evidência da História, de François Hartog, sustenta o referencial teórico ao destacar o papel da testemunha como fonte histórica, cuja narrativa demanda análise crítica no contexto historiográfico. O estudo busca, assim, refletir sobre o potencial da História Oral como ferramenta metodológica para a construção da memória histórica em ambientes educacionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALVES, Zélia Mana Mendes Biasoli; SILVA, Maria Helena G. F. Dias da. Análise qualitativa de dados de entrevista: uma proposta. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 55, n. 6, p. 758-764, nov./dez. 2002.

BURKE, Peter. História como Memória Social. In: BURKE, Peter. Variedades de história cultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

HARTOG, François. A Testemunha e o Historiador. In: HARTOG, François. Evidências da história: o que os historiadores veem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011, p.203-228.

MATOS, Julia; SENNA, Adriana. K. História Oral como fonte: problemas e métodos. Historiæ, Rio Grande, v. 2, n. 1, p. 95-108, 2011.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom; RIBEIRO, Suzana Salgado Ribeiro. Guia Prático de História Oral: para empresas, comunidades, famílias. São Paulo: Contexto, 2011.

PROST, Antonie. Verdade e função social da História. In: PROST, Antonie. Doze lições sobre a história. Belo Horizonte: Autêntica, 2008, p. 253-272.

Downloads

Publicado

2025-07-10

Edição

Seção

Artigos Livres

Como Citar

Testemunhas da pandemia:: a História Oral como ferramenta de preservação da memória coletiva. (2025). Semina - Revista Dos Pós-Graduandos Em História Da UPF, 24(1), 128-138. https://doi.org/10.5335/srph.v24i1.16692