Testemunhas da pandemia:
a História Oral como ferramenta de preservação da memória coletiva
DOI:
https://doi.org/10.5335/srph.v24i1.16692Palavras-chave:
Educação Pública, Memória Coletiva, Pandemia da COVID-19Resumo
A pandemia da COVID-19 impôs desafios inéditos à educação, exigindo novas formas de registro e compreensão dessa experiência. Este artigo propõe a utilização da História Oral como metodologia a ser adotada pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Sant’Ana, localizada no município de Rio Grande/RS, com o intuito de preservar a memória coletiva do período pandêmico. A escolha pela História Oral fundamenta-se na premissa de que essa abordagem poderá relatar, com fidelidade, os sentimentos e vivências da comunidade escolar. A obra Evidência da História, de François Hartog, sustenta o referencial teórico ao destacar o papel da testemunha como fonte histórica, cuja narrativa demanda análise crítica no contexto historiográfico. O estudo busca, assim, refletir sobre o potencial da História Oral como ferramenta metodológica para a construção da memória histórica em ambientes educacionais.
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Referências
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