The “Mimesís” and the development of the child`s psyche: learning, education and play
Keywords:
Toy, Education, MimesisAbstract
The historian must teach his students the art of reconstructing the past, the art of his craft. And learning is present in the passion for the art of the craft, in the very joy of the repetition of games and games. In this sense, education should not be understood as a receptacle for rules that limit the development of knowledge. However, in Modernity the teacher does not receive good credits, and education is gradually being scrapped, becoming a system that neglects critical knowledge.
Downloads
References
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2ª edição. Rio de Janeiro, editora LTC, 1978.
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. 1ª edição. Rio de Janeiro: editora 34 Ltda, 2002.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. 10ª edição. São Paulo: editora Brasiliense,1996.
BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. Editora São Paulo,1984.
BROUGÈRE,Gilles. Brinquedo e cultura.43 edição.Editora Cortez. São Paulo,1995.
BETTELHEIM,Bruno.Uma vida para seu filho:Pais bons o bastante. Editora Campus.Rio de Janeiro,1988.
Bourdé, Guy. As escolas Históricas. Portugal, editora Fórum da História.
BLOCH,Marc. capítulo 1:A história, os homens e o tempo. Apologia da História ou o ofício de historiador .Rio de Janeiro, editora Zahar, 2002.
THOMPSON. J.B. Capítulo 1: Comunicação e contexto social. Mídia e a Modernidade. 1ª edição. Petrópolis- RJ, editora Vozes 1998
COSTA, Fabiana ferreira da . A mimesis, os estudos culturais e a balada da infância perdida: a literatura em questão. Recife, 2010. Capítulo 1 “O retorno da Mimesis”.
GOMES, Antonio Penna. Comunicação e linguagem. 1ª edição. Portugal, editora fundo de cultura,1970
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. 4ª edição. São Paulo, editora Perspectiva, 200.
HELD,Jacqueline. O imaginário no poder. 3 edição. Editora Summus. São Paulo,1980
MONOD, Jacques. O acaso e a necessidade. 3ª edição. Rio de Janeiro, editora
vozes, 1972.
REGINA,Silva Ferraz. Introdução ao estudo da História: temas e textos.1ª edição. Porto Alegre, editora UFRGS.SOLANGE, Jobim e Souza. Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. 11ª edição. São Paulo, editora Papirus, 2008.
WULF, Christoph. Antropologia da educação. 2ª edição. São Paulo, editora Alínea, 2005.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.