History teaching against anti-science:
teaching adapted for today
DOI:
https://doi.org/10.5335/srph.v22i1.14272Keywords:
History, History Teaching, Theory of HistoryAbstract
The present article aims to address the themes that concern current history making and the difficulties that the advancement of the unbridled dissemination of information, due to technological advances, can mean for current History. Also bringing to the discussion, the possibilities about the role of the History teacher, impressions and uses of History in the current political and technological conjuncture, with the advancement of the dissemination of false information without due control and verification on its veracity by the population, and ideologies that confront and discredit science in general and democracy. And how this new reality can affect the teaching of History in public schools, and what are the possibilities for this teaching to be seen and approached by historical science.
Downloads
References
ALBUQUERQUE JR, Durval Muniz de. Pedagogias da saudade: a formação histórica de consciências e sensibilidades saudosistas. A vida e o trabalho do poeta e professor português António Corrêa d’Oliveira. Revista História Hoje, v. 2, nº 4, p. 149-174, 2013
Ariès, Philippe, 1914. O tempo da história / Philippe Ariès; tradução Roberto Leal Ferreira. — Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989.
Boletim Epidemiológico | Secretaria de Vigilância em Saúde | Ministério da Saúde 10 Volume 53 | N.º 28 | Jul. 2022.
DICIONÁRIO Cambridge. Pós-verdade. 2018. Disponível em: . Acesso em: 22 dez. 2022
DICIONÁRIO Priberam. Pós-verdade. 2018. Disponível em: . Acesso em: 22 dez.. 2022.
DICIONÁRIO Collins. Pós-verdade. 2018. Disponível em: . Acesso em: 22 dez. 2022.
DICIONÁRIO Oxford Advanced Learner's Dictionary. Pós-Verdade. Oxford University: Press. Oxford, 2016.
DUNKER, C. Subjetividade em tempos de pós-verdade. In: et al. Ética e pós-verdade. Porto Alegre: Dublinense, 2017.
FAGUNDES, Bruno Flávio. É possível fazer tábua rasa do passado… e do presente dos historiadores? In: DELGADO, Lucilia Neves; MORAES, Marieta. História do tempo presente. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014, p. 15-34.
GINZBURG, Carlo. Controlando a evidência: o juiz e o historiador. In: NOVAIS, Fernando A.; SILVA, Rogério F. da (Orgs.). Nova História em perspectiva. Vol. 1. São Paulo: Cosac Naify, 2011, p. 341-358.
HARTOG, François. A testemunha e o historiador. In:______. Evidência da história: o que os historiadores veem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011, p. 203-228.
HARTOG, François. Ordens do tempo, regimes de historicidade. In:______. Regimes de Historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013, p.17-41.
LEVI, Giovani. O trabalho do historiador: pesquisar, resumir, comunicar. Revista Tempo, v. 1, 2014, p. 1-20.
MENESES, Sônia - Uma história ensinada para Homer Simpson: negacionismos e os usos abusivos do passado em tempos de pós-verdade. Revista História Hoje, v. 8, nº 15, p. 66-88 – 2019
PROST, Antoine. Os conceitos. In:______. Doze lições sobre a História. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editoria, 2012, p. 115-131.
PROST, Antonie. Verdade e função social da história. In:______. Doze lições sobre a história. Belo Horizonte: Autêntica, 2008, p. 253-272.
REIS, José Carlos. O tempo histórico como “representação”. In: Teoria & história: tempo histórico, história do pensamento histórico ocidental e pensamento brasileiro. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012, p. 25-66.
RÜSEN, JÖRN. DIDÁTICA DA HISTÓRIA: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. Revista Práxis Educativa. Ponta Grossa, PR. v. 1, n. 2, p. 07 – 16, jul.-dez. 2006.
Teoria da história: uma teoria da história como ciência / Rüsen, Jörn; tradução de Estevão C. de Rezende Martins. -- Curitiba: Editora UFPR, 2015.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.