Direitos dos Robôs nas palavras de David Gunkel

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5335/srph.v20i3.13145

Palabras clave:

Direitos dos Robôs, David J. Gunkel, Arqueologia do Presente

Resumen

Considerando que as tecnologias digitais não se limitam a bits e bytes, assim como a arqueologia consiste em uma área do conhecimento que não se limita ao passado remoto, o grupo de pesquisa ARISE (Arqueologia Interativa e Simulações Eletrônicas) apresenta uma entrevista com David J. Gunkel, professor do departamento de Comunicação da Universidade de Northern Illinois (EUA), na qual a conversa aproxima a arqueologia e o digital situando-os no tempo presente por meio de uma conversa sobre direitos dos robôs. Nesta entrevista, Gunkel, referência para muitos pesquisadores, fala sobre ética, inteligência artificial, robótica, entre outras temáticas. Normalmente, no campo da Arqueologia, esses temas não são muito comum entre seus pares, no entanto, dada sua estreita relação com a cultura material das sociedades e a importância dos artefatos digitais atualmente, cada dia mais tem se tornado essencial analisar todos os aspectos sociais, econômicos e filosóficos relacionados à cultura material do presente, bem como pensar a cultura material produzida por esses seres artificiais vivos. Nesta conversa, Gunkel sustenta a discussão sobre o surgimento da temática sobre personalidade jurídica e direitos dos robôs ao fazer um paralelo com as origens de atribuição da personalidade jurídica das empresas e das corporações.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

HEIDEGGER, Martin. The Question Concerning Technology and Other Essays. New York: Harper & Row, 1977.
TURING, Alan M. Computing Machinery and Intelligence. Mind 49, p. 433-460, 1950. Disponível em: https://www.csee.umbc.edu/courses/471/papers/turing.pdf. Acesso em: 07 nov. 2021.

Publicado

2021-12-27

Cómo citar

Direitos dos Robôs nas palavras de David Gunkel. (2021). Semina - Revista Dos Pós-Graduandos Em História Da UPF, 20(3), 206-219. https://doi.org/10.5335/srph.v20i3.13145

Artículos más leídos del mismo autor/a