Historia, cultura afrobrasileña y africana representada en un libro de texto utilizado en una escuela de Jaguarão/RS
DOI:
https://doi.org/10.5335/srph.v22i1.14274Palabras clave:
Cultura afrobrasileña y africana, Historia, Libro didácticoResumen
El libro de texto, a pesar de tener una estructura de mercado, también es una fuente de investigación y apoyo para el profesor y el alumno, por lo tanto, el presente artículo tiene como principal objetivo reflexionar sobre la representación de la Historia y la cultura afrobrasileña y africana en el libro de texto de Historia. “Conexões com a História” de Alexandre Alves y Letícia de Oliveira utilizado en la asignatura de Historia en el segundo año de la enseñanza media en una escuela de Jaguarão, Rio Grande do Sul.
[
Descargas
Referencias
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017.
CAIMI, Flávia Eloísa. A História na Base Nacional Comum Curricular pluralismo de ideias ou guerra de narrativas? Revista do Lhiste, Porto Alegre, num.4, vol.3, jan/jun. 2016.
DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.
GONÇALVES, Ana Teresa Marques; SILVA, Gilvan Ventura. O Ensino de História Antiga nos Livros Didáticos Brasileiros: balanço e perspectivas. In: CHEVITARESE, André Leonardo; CORNELLI, Gabriele; SILVA, Maria Aparecida de Oliveira. A Tradição Clássica e o Brasil. Brasília: Fortium, 2008.
HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
MUNANGA, Kabengele. Superando o racismo na escola. Brasília: MEC/SECAD, 2001.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte (MG): Letramento; justificando, 2017.
SILVA, Ana Célia da. A discriminação do negro no livro didático. 2ª Salvador: EDUFBA, 2004.
SILVA, Eduardo; REIS, João J. Negociação e Conflito: a Resistência Negra no Brasil Escravista. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
SILVA, Martiniano J. 1936 - Racismo à Brasileira: raízes históricas: um novo nível de reflexão sobre a história social do Brasil / Martiniano J. Silva; [prefácio de Alex Ratts]. 4. ed. rev., ampl. e atualizada, - São Paulo: Anita Garibaldi, 2009.
SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Aprendizagem e Ensino das Africanidades Brasileiras.In MUNANGA, Kabengele (org.) Superando o Racismo na Escola.2 ed. Revisada, Brasília – DF. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade,2005, p.155-172.
WEISS, Jussemar; DA SILVA, Lisiana. "O ensino de História Antiga: algumas reflexões”. Anais do XVIII simpósio nacional de História -ANPUH, 2015. 15p
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.