A História, a cultura afro-brasileira e africana representada em um livro didático utilizado em uma escola de Jaguarão/RS
DOI:
https://doi.org/10.5335/srph.v22i1.14274Palavras-chave:
Cultura afro-brasileira e africana. História. Livro didático.Resumo
O livro didático apesar de ter uma estruturação de mercado, o mesmo é também uma fonte de pesquisa e apoio ao professor e estudante, assim, o presente artigo tem como objetivo principal refletir acerca da representação da História e da cultura afro-brasileira e africana no livro didático de História “Conexões com a História” de autoria de Alexandre Alves e Letícia de Oliveira utilizada na disciplina de História do segundo ano do ensino médio de uma escola de Jaguarão no Rio Grande do Sul.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017.
CAIMI, Flávia Eloísa. A História na Base Nacional Comum Curricular pluralismo de ideias ou guerra de narrativas? Revista do Lhiste, Porto Alegre, num.4, vol.3, jan/jun. 2016.
DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.
GONÇALVES, Ana Teresa Marques; SILVA, Gilvan Ventura. O Ensino de História Antiga nos Livros Didáticos Brasileiros: balanço e perspectivas. In: CHEVITARESE, André Leonardo; CORNELLI, Gabriele; SILVA, Maria Aparecida de Oliveira. A Tradição Clássica e o Brasil. Brasília: Fortium, 2008.
HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
MUNANGA, Kabengele. Superando o racismo na escola. Brasília: MEC/SECAD, 2001.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte (MG): Letramento; justificando, 2017.
SILVA, Ana Célia da. A discriminação do negro no livro didático. 2ª Salvador: EDUFBA, 2004.
SILVA, Eduardo; REIS, João J. Negociação e Conflito: a Resistência Negra no Brasil Escravista. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
SILVA, Martiniano J. 1936 - Racismo à Brasileira: raízes históricas: um novo nível de reflexão sobre a história social do Brasil / Martiniano J. Silva; [prefácio de Alex Ratts]. 4. ed. rev., ampl. e atualizada, - São Paulo: Anita Garibaldi, 2009.
SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Aprendizagem e Ensino das Africanidades Brasileiras.In MUNANGA, Kabengele (org.) Superando o Racismo na Escola.2 ed. Revisada, Brasília – DF. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade,2005, p.155-172.
WEISS, Jussemar; DA SILVA, Lisiana. "O ensino de História Antiga: algumas reflexões”. Anais do XVIII simpósio nacional de História -ANPUH, 2015. 15p
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.