A História, a cultura afro-brasileira e africana representada em um livro didático utilizado em uma escola de Jaguarão/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/srph.v22i1.14274

Palavras-chave:

Cultura afro-brasileira e africana. História. Livro didático.

Resumo

O livro didático apesar de ter uma estruturação de mercado, o mesmo é também uma fonte de pesquisa e apoio ao professor e estudante, assim,  o presente artigo tem como objetivo principal refletir acerca da representação da História e da cultura afro-brasileira e africana no livro didático de História “Conexões com a História” de autoria de  Alexandre Alves e Letícia de Oliveira utilizada na disciplina de História do segundo ano do ensino médio de uma escola de Jaguarão no Rio Grande do Sul.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Identidade Nacional e Ensino de História do Brasil. In: KARNAL, Leandro. (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017.
CAIMI, Flávia Eloísa. A História na Base Nacional Comum Curricular pluralismo de ideias ou guerra de narrativas? Revista do Lhiste, Porto Alegre, num.4, vol.3, jan/jun. 2016.
DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.
GONÇALVES, Ana Teresa Marques; SILVA, Gilvan Ventura. O Ensino de História Antiga nos Livros Didáticos Brasileiros: balanço e perspectivas. In: CHEVITARESE, André Leonardo; CORNELLI, Gabriele; SILVA, Maria Aparecida de Oliveira. A Tradição Clássica e o Brasil. Brasília: Fortium, 2008.
HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
MUNANGA, Kabengele. Superando o racismo na escola. Brasília: MEC/SECAD, 2001.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte (MG): Letramento; justificando, 2017.
SILVA, Ana Célia da. A discriminação do negro no livro didático. 2ª Salvador: EDUFBA, 2004.
SILVA, Eduardo; REIS, João J. Negociação e Conflito: a Resistência Negra no Brasil Escravista. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
SILVA, Martiniano J. 1936 - Racismo à Brasileira: raízes históricas: um novo nível de reflexão sobre a história social do Brasil / Martiniano J. Silva; [prefácio de Alex Ratts]. 4. ed. rev., ampl. e atualizada, - São Paulo: Anita Garibaldi, 2009.
SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Aprendizagem e Ensino das Africanidades Brasileiras.In MUNANGA, Kabengele (org.) Superando o Racismo na Escola.2 ed. Revisada, Brasília – DF. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade,2005, p.155-172.
WEISS, Jussemar; DA SILVA, Lisiana. "O ensino de História Antiga: algumas reflexões”. Anais do XVIII simpósio nacional de História -ANPUH, 2015. 15p

Downloads

Publicado

2023-02-28

Como Citar

A História, a cultura afro-brasileira e africana representada em um livro didático utilizado em uma escola de Jaguarão/RS. (2023). Semina - Revista Dos Pós-Graduandos Em História Da UPF, 22(1), 128-143. https://doi.org/10.5335/srph.v22i1.14274