Aplicação da teoria das capacidades na educação inclusiva:

a visão de Nussbaum sobre a diversidade

Autores/as

  • Erika Neder dos Santos Universidade de Juiz de Fora, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5335/srph.v22i3.15184

Palabras clave:

História de empresas; , anuário; Grupo Visão; , grandes empresas; , quem é quem.

Resumen

Resumo: O presente estudo visa conectar educação inclusiva com os ensinamentos de  Martha Nussbaum (2020). A Educação Inclusiva é um modelo educacional que busca garantir o acesso, a participação e o aprendizado de todos os estudantes, independentemente de suas diferenças. A Teoria das Capacidades de Nussbaum, por sua vez, defende que a educação deve desenvolver as capacidades das pessoas para que elas possam ter uma vida plena e digna. A filósofa lista dez capacidades centrais que devem ser desenvolvidas em todas as pessoas, independentemente de sua condição social ou cultural, como a capacidade de pensamento crítico, a capacidade de ter relações sociais e a capacidade de ter uma vida saudável. A Educação Inclusiva se conecta com a Teoria das Capacidades ao promover o desenvolvimento integral dos estudantes, garantindo que eles possam desenvolver todas as capacidades que lhes permitam ter uma vida plena e significativa. O estudo utilizou da metodologia  bibliográfica com revisão de literatura, além da documental, baseada em jurisprudência e normas brasileiras para demonstrar a importância do oferecimento de educação inclusiva para o desenvolvimento humano, tanto para os alunos com deficiência, quanto para os demais.

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Publicado

2023-11-15

Cómo citar

Aplicação da teoria das capacidades na educação inclusiva:: a visão de Nussbaum sobre a diversidade. (2023). Semina - Revista Dos Pós-Graduandos Em História Da UPF, 22(3), 32-49. https://doi.org/10.5335/srph.v22i3.15184