Aplicação da teoria das capacidades na educação inclusiva:
a visão de Nussbaum sobre a diversidade
DOI:
https://doi.org/10.5335/srph.v22i3.15184Palavras-chave:
História de empresas; , anuário; Grupo Visão; , grandes empresas; , quem é quem.Resumo
Resumo: O presente estudo visa conectar educação inclusiva com os ensinamentos de Martha Nussbaum (2020). A Educação Inclusiva é um modelo educacional que busca garantir o acesso, a participação e o aprendizado de todos os estudantes, independentemente de suas diferenças. A Teoria das Capacidades de Nussbaum, por sua vez, defende que a educação deve desenvolver as capacidades das pessoas para que elas possam ter uma vida plena e digna. A filósofa lista dez capacidades centrais que devem ser desenvolvidas em todas as pessoas, independentemente de sua condição social ou cultural, como a capacidade de pensamento crítico, a capacidade de ter relações sociais e a capacidade de ter uma vida saudável. A Educação Inclusiva se conecta com a Teoria das Capacidades ao promover o desenvolvimento integral dos estudantes, garantindo que eles possam desenvolver todas as capacidades que lhes permitam ter uma vida plena e significativa. O estudo utilizou da metodologia bibliográfica com revisão de literatura, além da documental, baseada em jurisprudência e normas brasileiras para demonstrar a importância do oferecimento de educação inclusiva para o desenvolvimento humano, tanto para os alunos com deficiência, quanto para os demais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.