História Militar Renovada: a importância do contexto histórico e as novas abordagens

Autores/as

  • Renilda Vicenzi
  • Tatiany Moretto

Resumen

Este artigo tem por objetivo apresentar a importância da análise do contexto histórico para a compreensão dos acontecimentos abordados pela “nova história militar”. Para tanto, trazemos como exemplo para estudo de caso a construção da cidadania nos alunos da Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina no período de 1889 – 1930 abordando desde a chegada e instalação de uma Marinha brasileira, as primeiras medidas para a manutenção da instituição no que diz respeito ao recrutamento e formação da mão de obra especializada através das primeiras Companhias de Aprendizes, os decretos e regulamentos que organizavam a instituição, a relação e o imaginário da sociedade a cerca do papel da Escola de Aprendizes em relação ainfância até a formação do marinheiro cidadão. Entretanto, toda a pesquisa se encontra no contexto histórico de construção da identidade nacional por meio do nacionalismo que se desenvolve naquele período e influencia diretamente a construção da cidadania dos aprendizes.

Palavras chave: Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina; Cidadania; Contexto Histórico; Nacionalismo; Nova história militar;

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Publicado

2015-12-12

Cómo citar

História Militar Renovada: a importância do contexto histórico e as novas abordagens. (2015). Semina - Revista Dos Pós-Graduandos Em História Da UPF, 14(2). https://ojs.upf.br/index.php/ph/article/view/5625