História Militar Renovada: a importância do contexto histórico e as novas abordagens
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar a importância da análise do contexto histórico para a compreensão dos acontecimentos abordados pela “nova história militar”. Para tanto, trazemos como exemplo para estudo de caso a construção da cidadania nos alunos da Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina no período de 1889 – 1930 abordando desde a chegada e instalação de uma Marinha brasileira, as primeiras medidas para a manutenção da instituição no que diz respeito ao recrutamento e formação da mão de obra especializada através das primeiras Companhias de Aprendizes, os decretos e regulamentos que organizavam a instituição, a relação e o imaginário da sociedade a cerca do papel da Escola de Aprendizes em relação ainfância até a formação do marinheiro cidadão. Entretanto, toda a pesquisa se encontra no contexto histórico de construção da identidade nacional por meio do nacionalismo que se desenvolve naquele período e influencia diretamente a construção da cidadania dos aprendizes.
Palavras chave: Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina; Cidadania; Contexto Histórico; Nacionalismo; Nova história militar;
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