Sob os panos quentes do Última Hora: a visita oficial de Jango a Kennedy e a política externa independente
Resumo
O trabalho que será desenvolvido procura abordar, contudo sem exaurimento, a viagem oficial realizada pelo então presidente da República João Goulart, ao presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, em abril de 1962. O artigo tem como pano de fundo a Política Externa Independente, assim como a dissidente política interna, em evidente contraponto às ideologias do bloco ocidental liderado pelos Estados Unidos no contexto da Guerra Fria. Para análise utiliza-se, a transcrição dos discursos e conversações entre os dois estadistas, assim como as publicações do jornal Última Hora, que fornece a repercussão da viagem, dentro das oscilações da coletividade brasileira. O trabalho também objetiva verificar as razões da viagem e o saldo final, quando do retorno do presidente, sopesando a importância do evento para a popularidade do governo.
Palavras-chave: João Goulart. Última Hora. Política Externa Independente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.