A institucionalização do modelo de Reforma Agrária de Mercado do Banco Mundial: implicações para a Reforma Agrária no Brasil
Resumo
Este estudo visa analisar as implicações da reforma agrária de mercado, sendo que os cadastros de terras georreferenciados assumem um papel fundamental para a execução dos programas segundo o Modelo defendido pelo Banco Mundial. É caracterizado pelo financiamento para compra e venda de terras de forma voluntária entre agentes privados, sem que ocorra a desapropriação. São identificadas as linhas de atuação do organismo, dentre as que requerem mudanças nas legislações agrárias permitindo condições legais para fomentar o mercado de terras, inclusive as que envolvem o cadastro, registro e demarcação de terras. No Brasil, programas de responsabilidade do governo federal iniciaram sua execução seguindo o MRAM em 1997 e segue a mesma lógica com o ainda vigente Programa Nacional de Crédito Fundiário.
Palavras-chave: Reforma agrária de mercado. Cadastro de terras. Banco Mundial
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.