A Comuna de Paris foi documentada: uma análise da obra “La Commune” de Peter Watkins
Resumo
A Comuna de Paris, ocorrida em 1871, foi o resultado da organização dos trabalhadores que tomaram o poder na França, instalando o primeiro governo operário da história. Frente a isso, a revolução social de caráter proletário-popular é considerada um marco para a história do movimento dos trabalhadores. Este trabalho tem por objetivo analisar a obra cinematográfica intitulada "La Commune (Paris, 1871)” de Peter Watkins (2000), a qual abarca em seu contexto os eventos que fizeram parte da Comuna de Paris. Tal proposta vem ao encontro da relação entre história e cinema, a qual considera a produção cinematográfica enquanto um documento de investigação histórica. Sendo assim, pretende-se interpretar a obra a partir de uma perspectiva crítica, buscando compreender de que forma o filme constrói sua narrativa acerca dos eventos históricos que procura representar.
Palavras-chave: Cinema. Comuna de Paris. História contemporânea.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.