Interseções da história:
uma análise da consciência histórica, pensamento crítico, cultura e práticas no campo educativo
DOI:
https://doi.org/10.5335/srph.v23i1.12578Palavras-chave:
História, ensino de História, abordagens pedagógicas, consciência histórica, interação temporal, responsabilidade social, historiografia, análise do tempo presente, reflexão sobre o passado, História. , Ensino de História. , Abordagens pedagógicas. , Consciência Histórica. , Interação Temporal. , Análise do Tempo Presente. , Reflexão sobre o passado.Resumo
A História é configurada pela ação humana no decorrer do tempo e dentro do contexto do espaço social. Esta ação, embora intrinsecamente individual, frequentemente transcende o domínio pessoal e molda a sociedade de maneiras diversas. O ensino de História pode ser contemplado sob duas perspectivas distintas: a tradicional, de escopo mais limitado, e a amplificadora, de natureza mais inclusiva. Independentemente da abordagem, é imperativo que haja uma consciência histórica em cada indivíduo. Esta consciência implica na reflexão crítica do tempo vivido e na compreensão do seu significado histórico, que se concretiza através da identificação dos elementos culturais relevantes e de sua influência na formação do presente. A finalidade primordial do ensino de História reside em estabelecer uma conexão substantiva entre a vida cotidiana contemporânea e o passado historicizado. É essencial preservar a integridade e a qualidade dos conteúdos históricos adotados e utilizados, bem como sustentar a responsabilidade pedagógica e ética dos educadores e estudantes, tanto em relação a si mesmos quanto à sociedade. Desta forma, o ensino de História se estabelece não apenas como uma profissão, mas também como uma missão.
Downloads
Referências
BLUMENBERG, Hans. Die Lesbarkeit der Welt Frankfurt/Meno: Suhrkamp, 1981.
MARTINS, E. de Rezende. A exemplaridade da História: prática e vivência do ensino. In: FONSECA, Selva Guimarães; GATTI JÚNIOR, Décio (Org.). Perspectivas do ensino de História: ensino, cidadania e consciência histórica. Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, p. 83-92, 2011a.
______. Educação e consciência histórica. In: CAINELLI, Marlene; SCHMIDT, Maria Auxiliadora (Org.). Educação histórica. Teoria e pesquisa Ijuí: Editora Unijuí, p. 49-80, 2011b.
RÜSEN, Jörn. Razão histórica. Teoria da História: os fundamentos da ciência histórica. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2001.
VAINFAS, Ronaldo. Antônio Vieira São Paulo: Companhia das Letras, 2011. (Coleção Perfis Brasileiros).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.