Música e sala de aula:
possíveis temáticas do ensino de História em álbuns musicais nacionais (2017-2019)
DOI:
https://doi.org/10.5335/srph.v22i1.14365Palavras-chave:
Ensino de História, História, MúsicaResumo
A pesquisa se dedicou na criação de um catálogo musical (de obras lançadas entre 2017 e 2019), voltado para professores da educação básica escola, apresentando temas trabalhados no ensino de História. A conexão foi criada prioritariamente partindo do rap e do rock nacional, trabalhando elementos artísticos das obras, junto a História do tempo presente. Pesquisa, catálogo e obras musicais foram embasadas nos eixos temáticos do ensino, que estão presentes nas Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (OCN) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Compreendendo a Música como uma ferramenta didática, o trabalho abordou as possibilidades de diálogo sobre desigualdades sociais; empoderamento feminino; identidade; história indígena brasileira; escravização/pós-abolição e pluralidades (culturais, étnicas e religiosas).
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