O ensino da história como possibilidade potencializadora do pensamento crítico-reflexivo

Autores

  • Jenerton Arlan Schütz Instituto Federal Goiano - Campus Ceres, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-3603-7097
  • Edinaldo Enoque da Silva Junior Secretaria do Estado de Educação de Santa Catarina, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5335/srph.v23i1.15435

Palavras-chave:

Ensino da História, Pensamento Crítico-Reflexivo, Metodologia Educacional, Desenvolvimento Cognitivo.

Resumo

Este artigo investiga a interseção entre o ensino da história e o pensamento crítico-reflexivo, destacando sua importância na formação educacional. À luz de revisão bibliográfica exploramos as bases teóricas dessa conexão, delineando estratégias e metodologias que promovem o desenvolvimento cognitivo e analítico dos alunos. A revisão crítica da literatura não apenas valida essa abordagem, mas também identifica desafios, como resistências institucionais e limitações curriculares, oportunidades para inovação pedagógica. Os impactos positivos sobre o desenvolvimento acadêmico e a formação cidadã reforçam a necessidade de repensar os métodos de ensino da história. Ao capacitar os alunos para analisar criticamente eventos passados, não apenas compreendemos o presente, mas fomentamos uma sociedade mais reflexiva e participativa. Ademais, a interseção entre o ensino da história e o pensamento crítico-reflexivo transcende o âmbito acadêmico, sendo uma convocação para transformar a educação em um catalisador do pensamento crítico, moldando assim um futuro mais esclarecido e reflexivo. A integração desses princípios não é apenas um imperativo pedagógico, mas uma responsabilidade coletiva de educadores, pesquisadores e formuladores de políticas para forjar uma sociedade mais informada e preparada para os desafios do século XXI.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

BARCA, Isabel. A educação histórica numa sociedade aberta. Currículo sem Fronteiras, v. 7, n. 1, p. 5-9, jan./jun. 2007.

BARRETO, Eudes A. et al. Patrimônio cultural e educação: artigos e resultados. Goiânia, 2008.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino De História: fundamentos e métodos. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2008.

BULGRAEN, Vanessa C. O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento. Revista Conteúdo, Capivari, v. 1, n. 4, ago./dez. 2010.

BURG, Silvana. História da educação. Indaial: Uniasselvi, 2013.

CABRINI, Conceição. O ensino de história: revisão urgente. São Paulo: Brasiliense, 2004.

FERREIRA, Marieta de Moraes. História do tempo presente: desafios. Cultura Vozes, Petrópolis, v. 94, nº 3, p.111-124, maio/jun., 2000.

GLÉNISSON, Jean. Iniciação aos estudos históricos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1991.

NIKITIUK, Sônia L. Repensando o ensino de história. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

RODRIGUES, José Honório. Vida e história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966.

RÜSEN, J. Razão histórica. Teoria da História I: os fundamentos da ciência da história. Trad. de Estevão de Rezende Martins. Brasília: Ed. UnB, 2001.

Downloads

Publicado

2024-04-18

Edição

Seção

Artigos Livres

Como Citar

O ensino da história como possibilidade potencializadora do pensamento crítico-reflexivo. (2024). Semina - Revista Dos Pós-Graduandos Em História Da UPF, 23(1), 73-85. https://doi.org/10.5335/srph.v23i1.15435