Usando Mapas Conceituais para uma Aprendizagem Significativa de Geometria
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i3.10761Keywords:
Aprendizagem significativa., Geometria., Mapas conceituais, Software CmapTools.Abstract
O contexto educacional atual exige uma constante reflexão sobre as metodologias utilizadas em sala de aula, a fim de buscar alternativas capazes de motivar os estudantes, facilitar a aprendizagem e torná-los sujeitos ativos na busca pelo conhecimento. Diante disso, este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa realizada com alunos do nono ano do ensino fundamental e a terceira série do ensino médio de uma escola pública da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul e tem como objetivo analisar se a construção de mapas conceituais utilizando o software CmapTools pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de geometria, sendo que o estudo encontra-se fundamentado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. As observações aconteceram durante as aulas de Matemática e a metodologia utilizada baseou-se na análise dos mapas elaborados e também nos resultados de um pré e um pós teste com questões envolvendo conteúdos de geometria. Ficou evidente que a elaboração dos mapas conceituais possibilita que aluno e professor percebam as dificuldades existentes no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos desenvolvidos. Também pode-se afirmar que o mapeamento conceitual aliado à tecnologia pode ser uma estratégia capaz de oferecer perspectivas positivas para a prática educativa e possibilitar a aprendizagem significativa dos conteúdos de geometria tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio. Além disso, motivou a participação dos estudantes na dinâmica de trabalho em sala de aula, durante a construção e apresentação dos mapas conceituais.
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