A Matemática Financeira nos Mestrados Profissionais em Ensino: uma revisão da Literatura

Autores

  • Willian Aparecido de Jesus Luditk Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Josiani Luiz Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Simone Luccas Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Joao Coelho Neto Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procópio https://orcid.org/0000-0002-6154-3266

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i3.10776

Palavras-chave:

Ensino, Mestrados Profissionais, Educação Financeira, Matemática Financeira, Revisão Sistemática de Literatura

Resumo

O presente artigo objetiva identificar quais os Produtos Educacionais que vem sendo produzidos em Mestrados Profissionais em Ensino envolvendo a temática da Matemática e da Educação Financeira e ainda quais metodologias e recursos estão sendo utilizados para o ensino dos referidos conteúdos. Esta pesquisa assume cunho qualitativo e natureza procedimental bibliográfica, utilizando para tal uma adaptação dos passos da Revisão Sistemática de Literatura, tendo sido consultados os repositórios online dos respectivos programas de Mestrado Profissional em Ensino avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior no quadriênio de 2017. Após a análise, foi possível identificar que dos 4.417 trabalhos iniciais, somente 45 tratavam da temática pesquisada, ou seja, aproximadamente 1,04% do total. Outro fator identificado foi o de que o conteúdo de Matemática Financeira é apresentado nas produções atrelado a situações cotidianas dos alunos referenciando compra e venda de produtos, financiamentos, empréstimos entre outras atividades oportunizando-os experienciar situações que os tornem consumidores mais conscientes. Ao fim, 22,22% (10 trabalhos) das produções trazem a Sequência Didática como Produto Educacional, 33,33% (15 trabalhos) criaram um conjunto de atividades ou Sequência de Atividades, 11,11% (5 trabalhos) desenvolveram um curso ou um minicurso relacionado a temática, 6,66% (3 trabalhos) dos trabalhos tratam de um Guia Didático, 4,4% (2 trabalhos) Jogos Educacionais e o restante (10 trabalhos) estão divididos entre Cartilhas, Coletânea de Estudos, Material Textual de Apoio, Livretos, E-books, Planilhas Eletrônicas, Proposta Metodológica de Ensino, Ambiente Virtual, Tutorial para o uso da calculadora HP 12C, Unidade de Ensino e Aprendizagem Gamificada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Willian Aparecido de Jesus Luditk, Universidade Estadual do Norte do Paraná

    Mestrando em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná

  • Josiani Luiz, Universidade Estadual do Norte do Paraná

    Professora da Faculdade Cristo Rei e mestranda em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná.

  • Simone Luccas, Universidade Estadual do Norte do Paraná

    Professora e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ensino e do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná.

  • Joao Coelho Neto, Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procópio

    Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ensino e do Centro de Ciências Humanas e da Eduacação da Universidade Estadual do Norte do Paraná

    Editor-chefe da Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino - REPPE

Downloads

Publicado

2020-11-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Matemática Financeira nos Mestrados Profissionais em Ensino: uma revisão da Literatura. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 3, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v3i3.10776. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10776. Acesso em: 16 out. 2025.