PROCESSOS FORMATIVOS E MEDIAÇÃO EM CENTROS E MUSEUS DE CIÊNCIAS: O CASO DE UM CENTRO DE CIÊNCIAS DE VITÓRIA/ES
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i2.11070Palavras-chave:
Centro de ciências, Saberes da mediação, Processos formativos.Resumo
A pesquisa tem por objetivo compreender os processos formativos que influenciam na constituição dos sujeitos quanto aos seus saberes e fazeres da mediação em um centro de ciências. Para alcançar o objetivo assumimos como delineamento metodológico o estudo de caso e como sujeitos os mediadores de um centro de ciências de Vitória – ES. Os dados foram produzidos por meio da participação como mediador voluntário do primeiro autor dessa pesquisa que realizou duas rodas de conversa que foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas. Os dados foram analisados a partir do referencial freiriano em articulação com os saberes docentes e os saberes da mediação em centros de ciências. Os resultados demonstraram influência das mídias eletrônicas como fonte de inspiração bem como os processos de escolarização, principalmente no que se refere aos saberes pedagógicos. Outro aspecto evidenciado é o processo de formação centrado na autoformação dos mediadores.
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