PROCESSOS FORMATIVOS E MEDIAÇÃO EM CENTROS E MUSEUS DE CIÊNCIAS: O CASO DE UM CENTRO DE CIÊNCIAS DE VITÓRIA/ES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i2.11070

Keywords:

Centro de ciências, Saberes da mediação, Processos formativos.

Abstract

A pesquisa tem por objetivo compreender os processos formativos que influenciam na constituição dos sujeitos quanto aos seus saberes e fazeres da mediação em um centro de ciências. Para alcançar o objetivo assumimos como delineamento metodológico o estudo de caso e como sujeitos os mediadores de um centro de ciências de Vitória – ES. Os dados foram produzidos por meio da participação como mediador voluntário do primeiro autor dessa pesquisa que realizou duas rodas de conversa que foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas. Os dados foram analisados a partir do referencial freiriano em articulação com os saberes docentes e os saberes da mediação em centros de ciências. Os resultados demonstraram influência das mídias eletrônicas como fonte de inspiração bem como os processos de escolarização, principalmente no que se refere aos saberes pedagógicos. Outro aspecto evidenciado é o processo de formação centrado na autoformação dos mediadores.

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Author Biographies

  • Jonathan Pires Janjacomo, SEDU - ES

    Professor de física na educação básica na rede estadual de educação do Espírito Santo.

  • Geide Rosa Coelho, UFES

    Professor na área de Ensino de Física no Centro de Educação (CE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) atuando no curso presencial e na modalidade a distância e professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Ensino de Física (PPGEnFis).

Published

2021-04-22

How to Cite

PROCESSOS FORMATIVOS E MEDIAÇÃO EM CENTROS E MUSEUS DE CIÊNCIAS: O CASO DE UM CENTRO DE CIÊNCIAS DE VITÓRIA/ES. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, n. 2, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v4i2.11070. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/11070. Acesso em: 1 dec. 2025.