A UTILIZAÇÃO DE ORGANIZADORES PRÉVIOS PARA O ENSINO DE ESTEQUIOMETRIA: UMA PROPOSTA DE UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i2.11599Keywords:
ensino de química, aprendizagem significativa, conhecimento prévio, cálculo estequiométrico, reagente limitanteAbstract
Este trabalho apresenta uma proposta didática para o ensino de estequiometria com base na teoria da aprendizagem significativa e organizada no formato de uma unidade de ensino potencialmente significativa. O formato da sequência de aulas visa a promover um aprendizado de qualidade, que difere do aprendizado mecânico, tendo em conta que o conhecimento prévio dos alunos influencia fortemente a aprendizagem. Situações e problemas que envolvem o relacionamento com ingredientes e receitas culinárias são utilizados aqui para agregar novos conhecimentos. A justificativa para o desenvolvimento dessa estratégia de ensino é que a estequiometria é identificada como um assunto desafiador devido à necessidade do uso e da interpretação de linguagens químicas, físicas e matemáticas. Como resultado, espera-se que esta unidade contribua para a melhor compreensão dos conceitos de estequiometria e promova o uso de materiais de aprendizagem potencialmente significativos, além de demonstrar a construção de relações lógicas com o conhecimento científico e o distanciamento do ensino de química com base apenas na memorização de conteúdos.
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