A UTILIZAÇÃO DE ORGANIZADORES PRÉVIOS PARA O ENSINO DE ESTEQUIOMETRIA: UMA PROPOSTA DE UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA

Authors

  • Franciele Tatiana Haupt
  • Daniele Trajano Raupp UFRGS
  • Vladimir Lavayen

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i2.11599

Keywords:

ensino de química, aprendizagem significativa, conhecimento prévio, cálculo estequiométrico, reagente limitante

Abstract

Este trabalho apresenta uma proposta didática para o ensino de estequiometria com base na teoria da aprendizagem significativa e organizada no formato de uma unidade de ensino potencialmente significativa. O formato da sequência de aulas visa a promover um aprendizado de qualidade, que difere do aprendizado mecânico, tendo em conta que o conhecimento prévio dos alunos influencia fortemente a aprendizagem. Situações e problemas que envolvem o relacionamento com ingredientes e receitas culinárias são utilizados aqui para agregar novos conhecimentos. A justificativa para o desenvolvimento dessa estratégia de ensino é que a estequiometria é identificada como um assunto desafiador devido à necessidade do uso e da interpretação de linguagens químicas, físicas e matemáticas. Como resultado, espera-se que esta unidade contribua para a melhor compreensão dos conceitos de estequiometria e promova o uso de materiais de aprendizagem potencialmente significativos, além de demonstrar a construção de relações lógicas com o conhecimento científico e o distanciamento do ensino de química com base apenas na memorização de conteúdos.

 

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Author Biographies

  • Franciele Tatiana Haupt

    Licencianda em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Brasil.

  • Daniele Trajano Raupp, UFRGS

    Doutora em Educação em Ciências Docente do Instituto de Química e dos Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e PROFQUI da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Brasil.

  • Vladimir Lavayen

    Doutor em Química. Docente do Instituto de Química e do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Brasil.

Published

2021-04-22

How to Cite

A UTILIZAÇÃO DE ORGANIZADORES PRÉVIOS PARA O ENSINO DE ESTEQUIOMETRIA: UMA PROPOSTA DE UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, n. 2, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v4i2.11599. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/11599. Acesso em: 16 oct. 2025.