SNACK LEARNING: METODOLOGIA ATIVA NA APRENDIZAGEM REMOTA

Authors

  • Sindia Liliane Demartini da Silva IFSUL PASSO FUNDO
  • Lucas Vanini
  • Anubis Graciela de Moraes Rosseto

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i1.13134

Keywords:

ensino remoto, aprendizagem, snack learning

Abstract

Este artigo tem por objetivo apresentar pesquisa desenvolvida no Curso de Especialização em Linguagens e Tecnologias na Educação do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Câmpus Passo Fundo; trata-se de uma investigação sobre quais as atividades de Snack Learning foram utilizadas nas aulas de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental como estratégia de construção de aprendizagem significativa dos estudantes no período de ensino remoto do ano de 2020. Os participantes da pesquisa foram estudantes voluntários dos anos finais do Ensino Fundamental das escolas estaduais de municípios pertencentes à 15ª Coordenadoria Regional de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. A partir dos dados recolhidos de forma on-line por meio de formulário, identificou-se atividades com características de Snack Learning desenvolvidas no componente curricular de Matemática. Os resultados apontam que a proposta do Snack Learning como recurso de metodologia ativa na aprendizagem foi efetivamente incorporada no período do ensino remoto e atende as perspectivas do ensino híbrido.

 

[1]Informação omitida para avaliação às cegas

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Published

2023-10-05

How to Cite

SNACK LEARNING: METODOLOGIA ATIVA NA APRENDIZAGEM REMOTA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 1, 2023. DOI: 10.5335/rbecm.v6i1.13134. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/13134. Acesso em: 16 oct. 2025.