A MÚSICA COMO RECURSO FACILITADOR DO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA UM ESTUDANTE AUTISTA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR

Authors

  • Ingrid Josefa Pereira de Miranda Universidade federal do Vale do São Francisco
  • Maria Roberta Rodrigues de Souza Faculdades Jardins Brasil
  • Gisele Soares Lemos Shaw Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v8i1.15464

Keywords:

Autismo; astronomia; ciências; interdisciplinaridade; m, música

Abstract

A Sequência Didática Interdisciplinar (SDI) “Desvendando o Universo” foi validada em formato remoto para o ensino de ciências a alunos autistas e não autistas durante a pandemia de COVID-19. Ela utilizou a música como recurso para facilitar o aprendizado de disciplinas de ciências, devido ao seu sucesso, a sequência foi adaptada para o formato de ensino presencial e aplicada em uma escola regular pública do município de Campo Formoso, Bahia, para um estudante autista, matriculado no 9º ano. Assim, buscando compreender as contribuições da SDI que utilizou a música no processo de ensino do referido estudante, realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa. A coleta dos dados foi realizada por meio da aplicação de questionários pré e pós - teste para investigar e avaliar o conhecimento inicial e final do estudante acerca dos conteúdos propostos, já para a análise de dados utilizou-se Bardin (1977). Notou-se que a SDI contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem do aluno com TEA que compartilhou sua experiência, explorou músicas sobre esse tema, conheceu sua idade em planetas diferentes e viajou virtualmente pelo sistema solar sem sair de casa, os recursos utilizados auxiliaram na aprendizagem de conceitos básicos sobre o sistema solar.

Palavras chave: Astronomia. Autismo. Interdisciplinaridade. Música.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2025-06-23

How to Cite

A MÚSICA COMO RECURSO FACILITADOR DO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA UM ESTUDANTE AUTISTA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 1, 2025. DOI: 10.5335/rbecm.v8i1.15464. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/15464. Acesso em: 15 oct. 2025.