A MÚSICA COMO RECURSO FACILITADOR DO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA UM ESTUDANTE AUTISTA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v8i1.15464Palavras-chave:
Autismo; astronomia; ciências; interdisciplinaridade; m, músicaResumo
A Sequência Didática Interdisciplinar (SDI) “Desvendando o Universo” foi validada em formato remoto para o ensino de ciências a alunos autistas e não autistas durante a pandemia de COVID-19. Ela utilizou a música como recurso para facilitar o aprendizado de disciplinas de ciências, devido ao seu sucesso, a sequência foi adaptada para o formato de ensino presencial e aplicada em uma escola regular pública do município de Campo Formoso, Bahia, para um estudante autista, matriculado no 9º ano. Assim, buscando compreender as contribuições da SDI que utilizou a música no processo de ensino do referido estudante, realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa. A coleta dos dados foi realizada por meio da aplicação de questionários pré e pós - teste para investigar e avaliar o conhecimento inicial e final do estudante acerca dos conteúdos propostos, já para a análise de dados utilizou-se Bardin (1977). Notou-se que a SDI contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem do aluno com TEA que compartilhou sua experiência, explorou músicas sobre esse tema, conheceu sua idade em planetas diferentes e viajou virtualmente pelo sistema solar sem sair de casa, os recursos utilizados auxiliaram na aprendizagem de conceitos básicos sobre o sistema solar.
Palavras chave: Astronomia. Autismo. Interdisciplinaridade. Música.
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