FORMAÇÃO DE ESTUDANTES/PROFESSORES(AS) DE BIOLOGIA SOB UMA PERSPECTIVA ACESSÍVEL: EXPERIÊNCIAS DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA UFBA

Authors

  • Danyele dos Santos da Silva Universidade Federal da Bahia, Mestrado em Educação (FACED/UFBA)
  • David Santana Lopes Universidade Federal da Bahia (UFBA), Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC)
  • Rosiléia Oliveira de Almeida Universidade Federal da Bahia (UFBA), Faculdade de Educação (FACED)

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i2.15579

Keywords:

Formação Docente, Ensino de Biologia, Deficiência Visual

Abstract

O ingresso de estudantes com deficiência visual no Ensino Superior vem aumentando ao longo dos anos, levantando demandas educacionais a serem atendidas pelas instituições e o seu corpo docente. Tais discentes apresentam especificidades de aprendizado que devem ser consideradas para a prática de um ensino inclusivo, em especial em áreas como as Ciências Biológicas, que são caracterizadas pelo uso de métodos que exploram habilidades essencialmente visuais que inviabilizam o pleno acesso às informações por estudantes com deficiência visual. Dessa forma, a prática inclusiva é um reflexo de uma formação docente que compreende o multiculturalismo existente em sala de aula e, também, considera o avanço tecnológico e os seus possíveis usos pedagógicos. Frente a esse contexto, o presente trabalho analisa de que forma os participantes de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas compreendem a formação de estudantes com deficiência visual no Ensino Superior. Foram realizadas nove entrevistas semiestruturadas com professores(as), estudantes e corpo administrativo pertencentes ao referido curso. Os relatos evidenciaram as lacunas formativas dos(as) docentes frente à adoção de práticas inclusivas e ao uso de artefatos tecnológicos que contemplem as particularidades de aprendizado do corpo discente existente no instituto. Para além, os(as) licenciandos(as) do curso também não estão recebendo a capacitação necessária para uma atuação em prol da diversidade estudantil. A promoção da formação continuada, assim como uma reestruturação do currículo dos cursos de licenciatura que proporcione a formação docente alinhada às demandas educacionais atuais, são indispensáveis para um ensino inclusivo de qualidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Danyele dos Santos da Silva, Universidade Federal da Bahia, Mestrado em Educação (FACED/UFBA)

    Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

  • David Santana Lopes, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC)

    Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e em Pedagogia (UNIFACS). Especialista na Formação de Professores em Letras/Libras (UNEB), Mestre Educação (UFBA) e Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Atualmente é bolsista pelo Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs / Fiocruz - Ba) através da Unidade de Pesquisa SEDHI e Professor EaD Executor Doutor I pela Uninassau (Grupo Ser Educacional). É vice coordenador do grupo de pesquisa Comunidades Virtuais - UFBA (CV/UFBA) e integra o Grupo de Desenvolvimento de Capacidades (Cidacs / Fiocruz - Ba).

  • Rosiléia Oliveira de Almeida, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Faculdade de Educação (FACED)

    Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências.

Published

2024-12-11

How to Cite

FORMAÇÃO DE ESTUDANTES/PROFESSORES(AS) DE BIOLOGIA SOB UMA PERSPECTIVA ACESSÍVEL: EXPERIÊNCIAS DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA UFBA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 2, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v7i2.15579. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/15579. Acesso em: 15 oct. 2025.