FORMAÇÃO DE ESTUDANTES/PROFESSORES(AS) DE BIOLOGIA SOB UMA PERSPECTIVA ACESSÍVEL: EXPERIÊNCIAS DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA UFBA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i2.15579Keywords:
Formação Docente, Ensino de Biologia, Deficiência VisualAbstract
O ingresso de estudantes com deficiência visual no Ensino Superior vem aumentando ao longo dos anos, levantando demandas educacionais a serem atendidas pelas instituições e o seu corpo docente. Tais discentes apresentam especificidades de aprendizado que devem ser consideradas para a prática de um ensino inclusivo, em especial em áreas como as Ciências Biológicas, que são caracterizadas pelo uso de métodos que exploram habilidades essencialmente visuais que inviabilizam o pleno acesso às informações por estudantes com deficiência visual. Dessa forma, a prática inclusiva é um reflexo de uma formação docente que compreende o multiculturalismo existente em sala de aula e, também, considera o avanço tecnológico e os seus possíveis usos pedagógicos. Frente a esse contexto, o presente trabalho analisa de que forma os participantes de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas compreendem a formação de estudantes com deficiência visual no Ensino Superior. Foram realizadas nove entrevistas semiestruturadas com professores(as), estudantes e corpo administrativo pertencentes ao referido curso. Os relatos evidenciaram as lacunas formativas dos(as) docentes frente à adoção de práticas inclusivas e ao uso de artefatos tecnológicos que contemplem as particularidades de aprendizado do corpo discente existente no instituto. Para além, os(as) licenciandos(as) do curso também não estão recebendo a capacitação necessária para uma atuação em prol da diversidade estudantil. A promoção da formação continuada, assim como uma reestruturação do currículo dos cursos de licenciatura que proporcione a formação docente alinhada às demandas educacionais atuais, são indispensáveis para um ensino inclusivo de qualidade.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Danyele dos Santos da Silva, David Santana Lopes, Rosiléia Oliveira de Almeida

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR