FORMAÇÃO DE ESTUDANTES/PROFESSORES(AS) DE BIOLOGIA SOB UMA PERSPECTIVA ACESSÍVEL: EXPERIÊNCIAS DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA UFBA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i2.15579Keywords:
Formação Docente, Ensino de Biologia, Deficiência VisualAbstract
O ingresso de estudantes com deficiência visual no Ensino Superior vem aumentando ao longo dos anos, levantando demandas educacionais a serem atendidas pelas instituições e o seu corpo docente. Tais discentes apresentam especificidades de aprendizado que devem ser consideradas para a prática de um ensino inclusivo, em especial em áreas como as Ciências Biológicas, que são caracterizadas pelo uso de métodos que exploram habilidades essencialmente visuais que inviabilizam o pleno acesso às informações por estudantes com deficiência visual. Dessa forma, a prática inclusiva é um reflexo de uma formação docente que compreende o multiculturalismo existente em sala de aula e, também, considera o avanço tecnológico e os seus possíveis usos pedagógicos. Frente a esse contexto, o presente trabalho analisa de que forma os participantes de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas compreendem a formação de estudantes com deficiência visual no Ensino Superior. Foram realizadas nove entrevistas semiestruturadas com professores(as), estudantes e corpo administrativo pertencentes ao referido curso. Os relatos evidenciaram as lacunas formativas dos(as) docentes frente à adoção de práticas inclusivas e ao uso de artefatos tecnológicos que contemplem as particularidades de aprendizado do corpo discente existente no instituto. Para além, os(as) licenciandos(as) do curso também não estão recebendo a capacitação necessária para uma atuação em prol da diversidade estudantil. A promoção da formação continuada, assim como uma reestruturação do currículo dos cursos de licenciatura que proporcione a formação docente alinhada às demandas educacionais atuais, são indispensáveis para um ensino inclusivo de qualidade.
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