FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS DE BELÉM-PARÁ: REFLEXÕES E PRÁTICAS SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i2.15587Keywords:
Formação de professores; ensino por investigação; educação ambiental crítica.Abstract
Entendemos a Educação Ambiental de vertente crítica e emancipatória como uma abordagem pedagógica que visa a problematização da realidade socioambiental contemporânea, bem como aquela que critica práticas hegemônicas que tem como pano de fundo uma visão positivista. Este estudo situa-se no contexto da percepção de Professores Monitores em relação à Educação Ambiental por meio do Ensino por Investigação no contexto do Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam Diniz. Desse modo, este artigo tem como objetivo compreender em que termos professores em formação inicial percebem e integram a Educação Ambiental Crítica ao contexto do Ensino por Investigação. Foi desenvolvida a partir de uma abordagem metodológica qualitativa. Os resultados são discutidos à luz de autores que tratam das questões socioambientais associadas ao ensino e à formação de professores. Os resultados evidenciaram similaridades entre pressupostos teóricos metodológicos do Ensino por Investigação e da Educação Ambiental de vertente crítica, entretanto também pudemos perceber compreensões ecológico preservacionistas nas respostas de alguns monitores. Essas evidências indicam a necessidade premente de uma formação mais abrangente, instrumentalizando os docentes para a prática pedagógica que contemple a diversidade de contextos educacionais e socioambientais.
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