FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS DE BELÉM-PARÁ: REFLEXÕES E PRÁTICAS SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA

Authors

  • Deyse Costa UFPA
  • Tatianne Soares UFPA
  • Fabio Colins UFPA

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i2.15587

Keywords:

Formação de professores; ensino por investigação; educação ambiental crítica.

Abstract

Entendemos a Educação Ambiental de vertente crítica e emancipatória como uma abordagem pedagógica que visa a problematização da realidade socioambiental contemporânea, bem como aquela que critica práticas hegemônicas que tem como pano de fundo uma visão positivista. Este estudo situa-se no contexto da percepção de Professores Monitores em relação à Educação Ambiental por meio do Ensino por Investigação no contexto do Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam Diniz. Desse modo, este artigo tem como objetivo compreender em que termos professores em formação inicial percebem e integram a Educação Ambiental Crítica ao contexto do Ensino por Investigação. Foi desenvolvida a partir de uma abordagem metodológica qualitativa. Os resultados são discutidos à luz de autores que tratam das questões socioambientais associadas ao ensino e à formação de professores. Os resultados evidenciaram similaridades entre pressupostos teóricos metodológicos do Ensino por Investigação e da Educação Ambiental de vertente crítica, entretanto também pudemos perceber compreensões ecológico preservacionistas nas respostas de alguns monitores. Essas evidências indicam a necessidade premente de uma formação mais abrangente, instrumentalizando os docentes para a prática pedagógica que contemple a diversidade de contextos educacionais e socioambientais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Deyse Costa, UFPA

    Doutoranda em Ensino de Ciências - PPGECM/UFPA, Mestra em Políticas Públicas Educacionais - PPGED/UFPA. Especialista em Educação Ambiental Escolar - UEPA, Licenciada plena em Pedagogia - UFPA. Atualmente é pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão "Formação de professores de Ciências" (UFPA), do Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam Diniz (UFPA/UEPA), do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente - GEAM/NAEA/UFPA e do Grupo de estudos em Educação Ambiental na Amazônia (GEAMAZ/ICED/UFPA) . Tem interesse em realizar pesquisas que envolvam temáticas relacionadas ao Ensino por Investigação, a Educação Ambiental crítica e a Formação Docente. É pedagoga do Centro de Processos seletivos da UFPA (CEPS/UFPA).

  • Fabio Colins, UFPA

    Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA); Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA); Mestrado em Ensino da Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas (UEPA-em andamento) Especialização em Educação Matemática (UFPA); Especialização em Gestão e Orientação Escolar (UNINTER-PR); Especialização em Educação Especial (UCDB-MT); Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (UCAM-MG); Especialização em LIBRAS (UCAM-MG). Graduação em Matemática (UFPA); Graduação em Letras Língua Portuguesa (UEPA). Graduação em Pedagogia (UNINTER). Atuou na Educação Básica por quinze anos, destes seis destinados à Educação Especial com ênfase na educação de Surdos. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Pará, lotado no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI/UFPA). Membro do Grupo de Pesquisa em Linguística, Educação e Literatura (LELIT) da Universidade do Estado do Pará e do Grupo de Pesquisa (Trans)Formação da Universidade Federal do Pará (PPGECM-IEMCI). Desenvolve pesquisa sobre Ensino de Língua; Discalculia do Desenvolvimento; Educação de Surdos e Formação de Professores da Educação Básica.

Published

2024-12-11

How to Cite

FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS DE BELÉM-PARÁ: REFLEXÕES E PRÁTICAS SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 2, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v7i2.15587. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/15587. Acesso em: 15 oct. 2025.