ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS UTILIZADAS NAS INVESTIGAÇÕES SOBRE CLUBES DE CIÊNCIAS: ANÁLISE A PARTIR DAS TESES PRODUZIDAS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i2.15679Keywords:
Clubes de Ciências., Abordagens Metodológicas., Produção Científica.Abstract
Este estudo se debruça na produção científica sobre os clubes de ciências, que são espaços de educação não-formal que enriquecem os processos de ensino e aprendizagem, tendo em vista a sua contribuição para a formação inicial e continuada de professores e aumentar do repertório escolar dos estudantes em diversas áreas de conhecimento nos quais atuam. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, do tipo exploratória e descritiva. Os dados foram coletados em três bases que agrupas teses e dissertações, porém para este estudo por limitações de tempo foram consideradas apenas as teses. O tratamento dos dados foi através da análise de conteúdo, que buscou identificar as estratégias metodológicas nas pesquisas sobre os clubes de ciências. Os resultados mostraram preferência pela abordagem qualitativa, dando evidências do posicionamento do pesquisador e da sua relação com o objeto de estudo. Por meio dos resultados é possível constatar a concentração de pesquisas na região Norte do país. Desta forma, percebe-se a existência de uma lacuna na produção científica sobre clubes de ciências, tornando-se um campo fértil para novas investigações. Assim, este estudo deve contribuir para atualizar o estado da arte sobre as metodologias usadas nas pesquisas sobre clube de ciências, para que estratégias sejam (re)pensadas e ou (re)elaboradas. Por fim, este trabalho resume a forma que os estudos foram conduzidos. Esta análise permite que pesquisadores em clubes de ciências possam aumentar a qualidade de suas investigações, em busca de um maior rigor e de uma metodologia mais adequadas para seus estudos.
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Copyright (c) 2024 Abílio Cláudio do Nascimento Peixoto, Romilson Lopes Sampaio, Ana Rita Silva Almeida

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