ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS UTILIZADAS NAS INVESTIGAÇÕES SOBRE CLUBES DE CIÊNCIAS: ANÁLISE A PARTIR DAS TESES PRODUZIDAS NO BRASIL

Authors

  • Abílio Cláudio do Nascimento Peixoto IFBA/Doutorando
  • Romilson Lopes Sampaio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA
  • Ana Rita Silva Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i2.15679

Keywords:

Clubes de Ciências., Abordagens Metodológicas., Produção Científica.

Abstract

Este estudo se debruça na produção científica sobre os clubes de ciências, que são espaços de educação não-formal que enriquecem os processos de ensino e aprendizagem, tendo em vista a sua contribuição para  a formação inicial e continuada de professores e aumentar do repertório escolar dos estudantes em diversas áreas de conhecimento nos quais atuam. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, do tipo exploratória e descritiva. Os dados foram coletados em três bases que agrupas teses e dissertações, porém para este estudo por limitações de tempo foram consideradas apenas as teses. O tratamento dos dados foi através  da análise de conteúdo, que buscou identificar as estratégias metodológicas nas pesquisas sobre os clubes de ciências. Os resultados mostraram preferência pela abordagem qualitativa, dando evidências do posicionamento do pesquisador e da sua relação com o objeto de estudo. Por meio dos resultados é possível constatar a concentração de pesquisas na região Norte do país. Desta forma, percebe-se a existência de uma lacuna na produção científica sobre clubes de ciências, tornando-se um campo fértil para novas investigações. Assim, este estudo deve contribuir para atualizar o estado da arte sobre as metodologias usadas nas pesquisas sobre clube de ciências, para que estratégias sejam (re)pensadas e ou (re)elaboradas. Por fim, este trabalho resume a forma que os estudos foram conduzidos. Esta análise permite que pesquisadores em clubes de ciências possam  aumentar a qualidade de suas investigações, em busca de um maior rigor e de uma metodologia mais adequadas para seus estudos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Abílio Cláudio do Nascimento Peixoto, IFBA/Doutorando

    Atualmente doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento pelo IFBA e bolsista do CNPq. Mestre em Ensino das Ciências Ambientais pela UEFS. Atualmente é professor da Prefeitura Municipal de Camaçari e membro da Coordenação Pedagógica do Programa Ciência na Escola (Secretaria da Educação). Participou da equipe que liderou ações de Educação Científica e divulgação científica na Educação Básica da Rede Estadual de Ensino e da coordenação da Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA).

  • Romilson Lopes Sampaio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA

    Doutor em Educação: Currículo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2009), Mestre em Gestão Integrada de Organizações pela Universidade do Estado da Bahia (2005), Especialista em Análise de Sistemas e Métodos pela Fundação Visconde de Cairu (1998) e Bacharel em Informática pela Universidade Católica do Salvador (1997). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT) e do Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC - IFBA, LNCC, SENAI-CIMATEC, UEFS, UNEB e UFBA). Atua principalmente nos seguintes temas: Análise de Redes Sociais, Tecnologias aplicadas a Educação, Tecnologias em Ambientes Não Formais.

  • Ana Rita Silva Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA

    É Pós-doutora pela Universidade do Minho (Portugal) em Estudos da Criança, área de especialização Sociologia da Infância, Possui Doutorado e Mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora e pesquisadora do Instituto Federal da Bahia (IFBA), atuando na graduação tecnológica e na pós-graduação no Programa de Pós-Graduação (doutorado) em Difusão do Conhecimento (PPGDC) e no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Foi membro do Conselho Editorial da Edifba e Trabalhou na gestão acadêmico-administrativa, assumindo, em 2020, o Departamento de Pós-Graduação e Qualificação do IFBA. É consultora ad hoc de Comitês Científicos e revistas nacionais e internacionais. Coordena o grupo de Pesquisa em Ensino e aprendizagem de Ciências (GEPEAC).

Published

2024-12-11

How to Cite

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS UTILIZADAS NAS INVESTIGAÇÕES SOBRE CLUBES DE CIÊNCIAS: ANÁLISE A PARTIR DAS TESES PRODUZIDAS NO BRASIL. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 2, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v7i2.15679. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/15679. Acesso em: 16 oct. 2025.