ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E COMPUTACIONAIS PARA O ENSINO DE ELETRICIDADE COM ALUNOS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Magdiel Miranda de Oliveira
  • Rosivaldo Carvalho Gama Júnior Universidade do Estado do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v8i1.16226

Palavras-chave:

Ensino de Física, Aprendizagem Significativa, Atividade Experimental, atividade Computacional

Resumo

A eletricidade está muito presente em nossas vidas, porém muitos alunos apresentam dificuldades de aprendizagem. Dessa maneira, o tema de eletricidade não é relacionado ao cotidiano e acaba se tornando pouco interessante e fácil de ser esquecido pelos alunos. Este trabalho investigou como o uso de atividades experimentais e computacionais pode potencializar a aprendizagem significativa de conceitos de eletricidade para alunos do nono ano do ensino fundamental II em uma escola pública do Amapá. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, considerando o contexto do problema investigado. Os instrumentos de coleta de dados foram: questionário de conhecimentos prévios, mapas conceituais, dois guias Predizder, Observar e Explicar, e questionário de receptividade. Os resultados evidenciaram, além de grande interesse pela disciplina, que as atividades experimentais e as simulações computacionais potencializaram a aprendizagem sobre a eletricidade de maneira significativa.

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Publicado

2025-06-23

Como Citar

ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E COMPUTACIONAIS PARA O ENSINO DE ELETRICIDADE COM ALUNOS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 1, 2025. DOI: 10.5335/rbecm.v8i1.16226. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/16226. Acesso em: 15 out. 2025.