ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E COMPUTACIONAIS PARA O ENSINO DE ELETRICIDADE COM ALUNOS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v8i1.16226Palavras-chave:
Ensino de Física, Aprendizagem Significativa, Atividade Experimental, atividade ComputacionalResumo
A eletricidade está muito presente em nossas vidas, porém muitos alunos apresentam dificuldades de aprendizagem. Dessa maneira, o tema de eletricidade não é relacionado ao cotidiano e acaba se tornando pouco interessante e fácil de ser esquecido pelos alunos. Este trabalho investigou como o uso de atividades experimentais e computacionais pode potencializar a aprendizagem significativa de conceitos de eletricidade para alunos do nono ano do ensino fundamental II em uma escola pública do Amapá. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, considerando o contexto do problema investigado. Os instrumentos de coleta de dados foram: questionário de conhecimentos prévios, mapas conceituais, dois guias Predizder, Observar e Explicar, e questionário de receptividade. Os resultados evidenciaram, além de grande interesse pela disciplina, que as atividades experimentais e as simulações computacionais potencializaram a aprendizagem sobre a eletricidade de maneira significativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rosivaldo Carvalho Gama Júnior, Magdiel Miranda de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR