O RPG (ROLE-PLAYING GAME) COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA: CONSTRUÇÃO DE JOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA MOBILIZAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO

Authors

  • Bruno Leonardo Campos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Erivanildo Lopes da Silva Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v8i1.17019

Keywords:

Ensino, Pensamento crítico, RPG, Ensino de Ciências

Abstract

Este artigo apresenta um recorte de pesquisa de mestrado que investigou o uso do Role-Playing Game (RPG) como estratégia didática para o desenvolvimento do pensamento crítico no ensino de Ciências. A pesquisa foi realizada com estudantes do Ensino Médio em uma escola pública do Baixo São Francisco, seguindo uma abordagem qualitativa e o método Design-Based Research. Os alunos participaram da construção colaborativa de um jogo digital por meio do software RPG Maker, desenvolvendo personagens, enredo e cenários. O jogo foi validado por especialistas com o objetivo de identificar suas potencialidades educativas. A análise revelou que dilemas narrativos, tomadas de decisão e análise de argumentos mobilizaram diversas capacidades do pensamento crítico, conforme a taxonomia de Ennis adaptada por Tenreiro-Vieira e Vieira. Conclui-se que o RPG, aliado a práticas investigativas e à mediação docente, mostra-se uma ferramenta promissora para promover estudantes mais críticos, autônomos e engajados com os desafios sociais contemporâneos.

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Author Biography

  • Erivanildo Lopes da Silva, Universidade Federal de Sergipe

    Docente do núcleo de Química da Universidade Federal de Sergipe. Doutor em Filosofia, História e Ensino das Ciências. Professor Permanente dos Programas PPGECIMA Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e RENOEN Rede Nordeste de Ensino

Published

2025-06-23

How to Cite

O RPG (ROLE-PLAYING GAME) COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA: CONSTRUÇÃO DE JOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA MOBILIZAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 1, 2025. DOI: 10.5335/rbecm.v8i1.17019. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/17019. Acesso em: 15 oct. 2025.