O RPG (ROLE-PLAYING GAME) COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA: CONSTRUÇÃO DE JOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA MOBILIZAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v8i1.17019Palavras-chave:
Ensino, Pensamento crítico, RPG, Ensino de CiênciasResumo
Este artigo apresenta um recorte de pesquisa de mestrado que investigou o uso do Role-Playing Game (RPG) como estratégia didática para o desenvolvimento do pensamento crítico no ensino de Ciências. A pesquisa foi realizada com estudantes do Ensino Médio em uma escola pública do Baixo São Francisco, seguindo uma abordagem qualitativa e o método Design-Based Research. Os alunos participaram da construção colaborativa de um jogo digital por meio do software RPG Maker, desenvolvendo personagens, enredo e cenários. O jogo foi validado por especialistas com o objetivo de identificar suas potencialidades educativas. A análise revelou que dilemas narrativos, tomadas de decisão e análise de argumentos mobilizaram diversas capacidades do pensamento crítico, conforme a taxonomia de Ennis adaptada por Tenreiro-Vieira e Vieira. Conclui-se que o RPG, aliado a práticas investigativas e à mediação docente, mostra-se uma ferramenta promissora para promover estudantes mais críticos, autônomos e engajados com os desafios sociais contemporâneos.
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