MOTIVAÇÃO E PERCEPÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO APÓS AULAS DE ECOLOGIA UTILIZANDO A APRENDIZAGEM POR PARES E AULAS EXPOSITIVAS

Authors

  • Tatiane Araujo Aquino Universidade de Brasília
  • Antonia Santos da Silva Universidade de Brasília
  • Marianna Carrijo Alves Madureira Valentin Universidade de Brasília
  • Vinícius Augusto Simão Universidade de Brasília
  • José Eduardo Baroneza Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v8i1.15859

Keywords:

método ativo, ensino de biologia, aprendizagem

Abstract

No Brasil, o método de ensino predominantemente usado para abordar temas de Ecologia no ensino médio tem sido o da Aula Expositiva Dialogada (AED), em que o conhecimento é transmitido pelo professor aos alunos por meio de palestras e diálogo. O método ativo Instrução por Pares (IpP) busca a interação entre os estudantes, permitindo que se auxiliem mutuamente para uma aprendizagem mais eficaz e interativa. Este trabalho teve como objetivo comparar a motivação e a percepção da aprendizagem de estudantes do ensino médio submetidos aos métodos AED e da IpP com temas de Ecologia. Os resultados não mostraram diferenças significativas na motivação e na percepção de aprendizagem entre os dois métodos aplicados. No entanto, os alunos submetidos à aprendizagem por meio da IpP apresentaram maior envolvimento no diálogo com colegas (91%) em comparação com aqueles após aprendizagem por meio da AED dialogada (76%). Conclui-se que o método ativo não teve impacto negativo e pode-se considerar que os estudantes estão abertos a novos métodos de ensino, especialmente aqueles que promovem a aprendizagem ativa e facilitam o processo de aprendizagem dos estudantes.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2025-06-23

How to Cite

MOTIVAÇÃO E PERCEPÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO APÓS AULAS DE ECOLOGIA UTILIZANDO A APRENDIZAGEM POR PARES E AULAS EXPOSITIVAS. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 1, 2025. DOI: 10.5335/rbecm.v8i1.15859. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/15859. Acesso em: 16 oct. 2025.