MOTIVAÇÃO E PERCEPÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO APÓS AULAS DE ECOLOGIA UTILIZANDO A APRENDIZAGEM POR PARES E AULAS EXPOSITIVAS
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v8i1.15859Palavras-chave:
método ativo, ensino de biologia, aprendizagemResumo
No Brasil, o método de ensino predominantemente usado para abordar temas de Ecologia no ensino médio tem sido o da Aula Expositiva Dialogada (AED), em que o conhecimento é transmitido pelo professor aos alunos por meio de palestras e diálogo. O método ativo Instrução por Pares (IpP) busca a interação entre os estudantes, permitindo que se auxiliem mutuamente para uma aprendizagem mais eficaz e interativa. Este trabalho teve como objetivo comparar a motivação e a percepção da aprendizagem de estudantes do ensino médio submetidos aos métodos AED e da IpP com temas de Ecologia. Os resultados não mostraram diferenças significativas na motivação e na percepção de aprendizagem entre os dois métodos aplicados. No entanto, os alunos submetidos à aprendizagem por meio da IpP apresentaram maior envolvimento no diálogo com colegas (91%) em comparação com aqueles após aprendizagem por meio da AED dialogada (76%). Conclui-se que o método ativo não teve impacto negativo e pode-se considerar que os estudantes estão abertos a novos métodos de ensino, especialmente aqueles que promovem a aprendizagem ativa e facilitam o processo de aprendizagem dos estudantes.
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