ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: BARREIRAS E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v8i1.16607Keywords:
Ensino de Física, Educação Profissional e Tecnologica, Ensino Médio integrado, Dificuldade de aprendizagemAbstract
O ensino de Física no Brasil, especialmente no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), enfrenta desafios significativos relacionados às metodologias tradicionais que desmotivam os alunos, à ausência de interdisciplinaridade e às dificuldades específicas desse segmento educacional. Este estudo teve como objetivo identificar as principais barreiras no aprendizado da Física no ensino médio integrado à EPT. A pesquisa adotou abordagem mista, incluindo revisão sistemática de literatura e coleta de dados de campo com professores de Física de um Instituto Federal. Foram analisadas publicações dos últimos dez anos, utilizando a plataforma Google Acadêmico e aplicando a análise de conteúdo de Bardin (2016). Entre as dificuldades identificadas estão lacunas em conhecimentos matemáticos básicos, falta de integração entre conteúdos de Física e disciplinas técnicas, além de limitações na infraestrutura. As estratégias inovadoras demonstraram-se eficazes para aumentar o engajamento dos estudantes e aprimorar a compreensão dos conceitos físicos. Constatou-se que a reformulação do ensino, com maior integração entre teoria e prática e adaptação às realidades locais, é essencial para promover uma aprendizagem significativa e emancipatória. Os resultados reforçam que metodologias conectando conceitos físicos à realidade dos discentes são uma solução viável para superar os desafios do ensino de Física na EPT.
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